Em Lages, a parceria com a prefeitura oferece exames preventivos ao câncer do colo do útero, realizados junto à Policlínica – Programa Saúde da Mulher, com infraestrutura, enfermeira e ginecologista da Secretaria da Saúde
A presidenta da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Itapema, Marinez de Mattos, e a tesoureira Waldete Testoni estiveram em Lages, segunda-feira (24), para se inteirar do andamento das atividades da rede lageana. A vice-presidenta da Associação Social de Assistência, Trabalho e Cidadania (Samt), primeira-dama Cristiane Garcez, a esposa do vice-prefeito Toni Duarte, Suzana Duarte, e a psicóloga Luciana Lima prestigiaram o encontro.
Marinez aproveitou para conversar com um grupo de mulheres da Samt, do Instituto Paternidade Responsável, Associação Lageana da Terceira Idade (Alteri), Rotary Club, Soroptimistas e Casa Colibri. Hoje, no Estado, existem 60 redes com aproximadamente 3.500 voluntárias. Diariamente, cerca de mil mulheres são atendidas. A maioria das entidades sobrevive de doações; algumas têm convênios com prefeituras. “Tomamos conhecimento das dificuldades que Lages vem enfrentando quanto à falta de voluntárias”, disse Marinez.
Em Lages, a parceria com a prefeitura oferece exames preventivos ao câncer do colo do útero, realizados junto à Policlínica – Programa Saúde da Mulher, com infraestrutura, enfermeira e ginecologista da Secretaria da Saúde. Além da sede, há parceria com as unidades de saúde nos bairros.
Em média 20 atendimentos por dia
“Fazer o bem se olhar a quem”. A frase, considerada por muitos um clichê, faz parte da rotina do grupo de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com unidades espalhadas por Santa Catarina, para proporcionar saúde, conforto, carinho e atenção a mulheres que estão passando por momentos muito delicados, com o enfrentamento de uma doença como o câncer – de colo do útero e de mamas, principalmente.
De acordo com a presidenta da Rede em Lages, Edeltraudt Campos (Edi), em média 20 mulheres são atendidas diariamente. A unidade, que presta serviços de coleta para exame do colo do útero, atualmente com 23 voluntárias, existe desde 1980. Os interessados em ajudar a Rede Feminina de Lages podem entrar em contato pelo número (49) 3223-1971 (Edi) ou na rua Casemiro de Abreu, 41, Sagrado Coração de Jesus, próximo à Cepar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva