“Agradeço por terem aparecido. Se tudo der certo, esse será um presentão do Papai Noel para mim. Dizem que não existe, mas eu acredito, isso é o que importa.” Zilma Branco de Oliveira
Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, acompanhado do diretor Aldori Freitas e do gerente José Airt Neuburger, visitou a família da aposentada Zilma Branco de Oliveira, 62 anos, na rua Alberto Pasqualini, 534, bairro Conta Dinheiro. Ela mora com o esposo Jadir Souza, 52, dois filhos (24 e 31 anos) e mais três netos (13, 11 e 10 anos), e convive com a ameaça iminente de ruptura do assoalho, totalmente inclinado e móvel em vários pontos da casa.
A residência de madeira de 50 metros quadrados, construída em 2001, com madeiras antigas, é composta por cozinha, sala, banheiro e dois quartos; não possui forro e põe em risco a segurança dos moradores. Zilma conta com um Termo de Concessão de Uso da área onde está situada a casa, local onde mora há 40 anos. A filha Débora Cristina Oliveira de Souza, 28 anos, reside no mesmo lote, em outra estrutura, tem quatro filhos, está grávida novamente (com gestação de 8,5 meses) e já se vitimou pelas más condições estruturais da moradia - caiu por causa do chão desnivelado.
Cadastrada na Secretaria de Habitação para receber a casa, há 12 anos, Zilma diz que é a primeira vez que recebe a visita de alguém da prefeitura. “Sinto-me aliviada em saber que desta vez serei ajudada; não tenho condições financeiras de construir uma nova casa, recebo muito pouco de aposentadoria. Meu filho mais novo está em um emprego fixo e aos finais de semana ‘faz bicos’ como segurança. Meu filho mais velho sofreu início de acidente vascular cerebral (AVC) e teve uma grave lesão na clavícula. Falta dinheiro para conseguir construir e tenho medo de ficar nessa casa com essas três crianças passando perigo”, desabafa.
Providências
Surpreso com a gravidade e urgência necessária à resolução do impasse, Ivan Magaldi Júnior explicou à moradora que a Secretaria de Habitação deseja que seja lançada nova licitação para aquisição de materiais destinados a construções. “Iremos reunir a equipe para discutir uma solução emergencial, pois o risco existe, é crescente e a família não pode esperar”, constata.
O banheiro, telhado e parte das madeiras poderão ser reaproveitados. “O material de construção do qual a prefeitura disponibiliza está ficando escasso. Enquanto resolvemos, pedimos que, se a população desejar fazer doação de madeiras e telhas, por favor entre em contato conosco”, solicita. A secretaria está localizada na rua Walter Dachs, 10, Centro, próximo à Catedral Diocesana. Contato por telefone pode ser feito pelo número (49) 3224-8622. A equipe busca o material disponibilizado.
Empolgada por ter sido lembrada, a moradora exclamou: “Agradeço por terem aparecido. Se tudo der certo, esse será um presentão do Papai Noel para mim. Dizem que não existe, mas eu acredito, isso é o que importa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva