Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Habitação: Prefeitura substitui moradia precária de família no Conta Dinheiro

“Agradeço por terem aparecido. Se tudo der certo, esse será um presentão do Papai Noel para mim. Dizem que não existe, mas eu acredito, isso é o que importa.” Zilma Branco de Oliveira 
Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, acompanhado do diretor Aldori Freitas e do gerente José Airt Neuburger, visitou a família da aposentada Zilma Branco de Oliveira, 62 anos, na rua Alberto Pasqualini, 534, bairro Conta Dinheiro. Ela mora com o esposo Jadir Souza, 52, dois filhos (24 e 31 anos) e mais três netos (13, 11 e 10 anos), e convive com a ameaça iminente de ruptura do assoalho, totalmente inclinado e móvel em vários pontos da casa.
A residência de madeira de 50 metros quadrados, construída em 2001, com madeiras antigas, é composta por cozinha, sala, banheiro e dois quartos; não possui forro e põe em risco a segurança dos moradores. Zilma conta com um Termo de Concessão de Uso da área onde está situada a casa, local onde mora há 40 anos. A filha Débora Cristina Oliveira de Souza, 28 anos, reside no mesmo lote, em outra estrutura, tem quatro filhos, está grávida novamente (com gestação de 8,5 meses) e já se vitimou pelas más condições estruturais da moradia - caiu por causa do chão desnivelado.
Cadastrada na Secretaria de Habitação para receber a casa, há 12 anos, Zilma diz que é a primeira vez que recebe a visita de alguém da prefeitura. “Sinto-me aliviada em saber que desta vez serei ajudada; não tenho condições financeiras de construir uma nova casa, recebo muito pouco de aposentadoria. Meu filho mais novo está em um emprego fixo e aos finais de semana ‘faz bicos’ como segurança. Meu filho mais velho sofreu início de acidente vascular cerebral (AVC) e teve uma grave lesão na clavícula. Falta dinheiro para conseguir construir e tenho medo de ficar nessa casa com essas três crianças passando perigo”, desabafa.

Providências

 
Surpreso com a gravidade e urgência necessária à resolução do impasse, Ivan Magaldi Júnior explicou à moradora que a Secretaria de Habitação deseja que seja lançada nova licitação para aquisição de materiais destinados a construções. “Iremos reunir a equipe para discutir uma solução emergencial, pois o risco existe, é crescente e a família não pode esperar”, constata.
O banheiro, telhado e parte das madeiras poderão ser reaproveitados. “O material de construção do qual a prefeitura disponibiliza está ficando escasso. Enquanto resolvemos, pedimos que, se a população desejar fazer doação de madeiras e telhas, por favor entre em contato conosco”, solicita. A secretaria está localizada na rua Walter Dachs, 10, Centro, próximo à Catedral Diocesana. Contato por telefone pode ser feito pelo número (49) 3224-8622. A equipe busca o material disponibilizado.
Empolgada por ter sido lembrada, a moradora exclamou: “Agradeço por terem aparecido. Se tudo der certo, esse será um presentão do Papai Noel para mim. Dizem que não existe, mas eu acredito, isso é o que importa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva