“O grande problema é que muitas pessoas apresentam poucos sintomas. Esta é uma preocupação porque a hepatite pode evoluir e surgirem outras doenças em estágio avançado.” Osmar Guzatti Filho
A semana de mobilização estadual pela prevenção às hepatites virais iniciou no sábado (26) e encerra nesta sexta-feira (1). No sábado ocorreu o Dia D contra a hepatite B na Central de Vacinas da Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A novidade é que o Ministério da Saúde lançou nesta semana a vacinação abrangendo também a hepatite A, para crianças de 1 a 2 anos de idade.
A hepatite é uma doença muito incidente na população. “A grande vantagem da vacinação é evitar o contágio e sua evolução para doenças crônicas mais graves, como a cirrose e o câncer do fígado, em grande massa”, comenta o médico gastroenterologista Osmar Guzatti Filho. A incidência da hepatite C em Lages, após campanhas preventivas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, tem diminuído consideravelmente. Registros apontam que no município existem em torno de 300 casos do tipo C e outros 50 pacientes notificados com hepatite B.
A Secretaria de Saúde de Lages disponibiliza atendimento integral aos pacientes com hepatites A, B e C, com exames e medicamentos gratuitos, ultrassonografias e endoscopias necessárias e todo tratamento de alto custo. A Vigilância Epidemiológica mantém um polo de aplicação dos medicamentos, com atendimento aos pacientes no próprio local.
(Foto: Sandro Scheuermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva