“É muito importante para o desenvolvimento do município, contribuindo com obras e atendimentos humanitários, como em outubro do ano passado após o temporal de granizo. O braço forte e mãos amigas dos soldados nos ajudaram.” Toni Duarte
Esta sexta-feira, 24 de abril, é uma data especial para os militares e colaboradores civis do 10° Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). Uma formatura, com direito a honras militares, desfiles, entrega de diplomas e homenagens marcou a comemoração dos 160 anos da criação do Batalhão de Engenheiros e 126 anos da criação do 10° BEC. O prefeito interino Toni Duarte prestigiou a solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares, regionais e estaduais.
O comandante do Batalhão, coronel Otavio Fontoura Souto Maior, destacou que todo esse tempo foi marcado por muito trabalho e dedicação. O 10° BEC, que iniciou sua trajetória como 1° Batalhão Ferroviário, conta atualmente com 940 integrantes, entre soldados, cabos, sargentos e oficiais, além de servidores civis. Somam aproximadamente R$ 70 milhões por ano em investimentos em obras estruturantes, atendimentos na área da saúde e serviços prestados à comunidade. Uma das obras importantes é a implantação da rodovia Caminhos da Neve.
Durante o evento houve o descerramento do Marco Comemorativo ao assentamento do último trilho do trecho do Tronco Sul construído pelo Exército entre Mafra (SC) e Roca Sales (RS), com 593 quilômetros. O monumento foi construído no pátio do batalhão. A convite do comandante, o prefeito Toni Duarte e a deputada federal Carmen Zanotto oficializaram o ato.
O 10° Batalhão de Engenharia de Construção é uma das unidades mais antigas do Brasil. “E é muito importante para o desenvolvimento do município, contribuindo com suas obras e atendimentos humanitários, como em outubro do ano passado após o temporal de granizo assolar a cidade. Nesta ocasião precisamos do braço forte e mãos amigas dos soldados, que prontamente nos ajudaram”, comenta o prefeito.
Chamou a atenção dos convidados o desfile da locomotiva Jaguarizinho, símbolo máximo dos equipamentos utilizados na época do Batalhão Ferroviário, que foi restaurada há alguns anos e faz parte do arquivo histórico do 10° BEC. Também houve a homenagem com a entrega do diploma “Amigo do 10° BEC” a 18 pessoas que de alguma forma contribuíram com a instituição.
Foto: Zé Rabelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva