Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

1º Encontro Nacional de Tropeirismo se aproxima

O Projeto Tropeiro Brasil é desenvolvido pelo Núcleo de Amigos da Terra e Água (Nata) - associação civil de interesse público, direito privado, com fins não econômicos e autonomia administrativa e financeira. Com data de fundação em 12/08/1999, a Nata possui diversas parcerias com entidades federais, estaduais e municipais do Brasil.
Tem como objetivo inicial conseguir a titulação do Tropeirismo como Patrimônio Imaterial brasileiro pelo IPHAN. Para isso vem elaborando um Banco de Dados sobre a Cultura Tropeira do país, através de seminários, encontros, reuniões públicas, palestras, além da formatação de Cartas Tropeiras e um Inventário Nacional, realizados em diversos estados do Brasil.
Após essa conquista, buscar-se-á obter para o Tropeirismo, a Declaratória de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O trabalho só é possível porque a Nata possui, na esfera internacional uma parceria técnica com a Universidade de Girona (UdG), Espanha, através de sua Faculdade de Turismo, o maior centro acadêmico de Turismo Cultural da Europa. Elas têm entre si, desde 2010, o convênio Marco De Colaboracion Entre La Universitat De Girona - Facultad de Turismo (Espãna) Y La Entidad Nata – Núcleo De Amigos Da Terra Y Água (Brasil). Como responsável internacional, a professora Silvia Grau, Máster em Turismo Cultural pela UdG. Na Coordenação Geral do Projeto Tropeirismo Brasil, Carlos Roberto Solera, consultor em Turismo Rural e Cultural, e presidente da Nata.
O Encontro Nacional de Tropeirismo – Enat, de Urupema é o primeiro evento Tropeiro Brasil a ocorrer no estado de Santa Catarina. Para sua realização foi fundamental o irrestrito apoio da Prefeitura Municipal de Urupema, assim como também de diversas instituições educacionais e culturais, empresas comerciais e população de Urupema e Serra Catarinense, que abraçaram a ideia.
Palestrantes e convidados especiais presentes ao 1º Enat – Urupema estão entre os mais renomados pesquisadores da cultura tropeira e se dedicam a resgatar, promover, divulgar e preservar a temática do Tropeirismo em todo país. Assim, este evento, com enfoque histórico, educacional, social, econômico e ambiental, com certeza marcará um novo momento cultural catarinense e brasileiro.

Fonte: SerraSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva