O grupo de arquitetos vencedores do concurso que prevê a revitalização e reurbanização do Mercado Público assinou, na manhã desta quarta-feira (13), o contrato executivo junto ao prefeito interino Toni Duarte. A partir de agora eles terão um prazo de 90 dias para a execução e entrega do projeto executivo, que consiste nas questões arquitetônicas detalhadas, memorial descritivo e orçamento da obra.
Após esta etapa será a fase de captação de recursos junto às esferas federais. “Em virtude das condições precárias em que se encontra o Mercado, buscávamos alternativas para sua revitalização. Então surgiu a ideia do concurso que foi um sucesso e dará uma nova cara ao espaço que faz parte da identidade local”, diz Toni. De acordo com o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, cada item da revitalização e ampliação terá valor estipulado.
Já se tem sinalizado, através do próprio detentor do espaço do Mercado, que é a Secretaria de Agricultura e Pesca, parceria em busca de recursos junto ao Ministério da Agricultura e outros canais com apoio da deputada Carmen Zanotto, nas áreas do Turismo e Cultura, com recursos que complementariam o plano de se fazer um espaço físico conforme o projeto. “Vamos ter a obra magna de Lages no que tange a um espaço que servirá não somente aos lageanos, e sim, sendo um cartão de visita, mostrando sua identidade, características e tradições locais”, destaca.
Concurso requisitado: O concurso, realizado no segundo semestre do ano passado, recebeu cerca de 50 projetos de escritórios de várias regiões do país. Os arquitetos Vitor de Luca Zanatta, de Criciúma (SC), Henrique Zulian, de Ponta Grossa (PR), Vinícius Figueiredo, de Belém (PA), e Talita Broering, de São José (SC) são os executores do projeto que encantou a comissão julgadora, composta por profissionais renomados, inclusive internacionalmente, e obteve unanimidade durante o processo de escolha.
Eles que já haviam participado de outros concursos de arquitetura pelo Brasil e elogiaram a iniciativa do poder público municipal de Lages pelo incentivo à execução do certame que prioriza a qualidade em detrimento do menor preço. “Todos saem ganhando. A classe de arquitetos é valorizada, assim como a cidade, que terá uma obra com qualidade e de acordo com seus princípios”, comenta Vinícius.
(Foto: Sandro Scheuermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva