A deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC) participou na noite segunda-feira (18) como conferencista do evento em homenagem aos enfermeiros realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP) no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O encontro teve como tema “A Enfermagem em Defesa do SUS”.
Carmen Zanotto defendeu um maior financiamento para o Sistema Único de Saúde, na opinião dela, ponto crucial inclusive para a implementação das 30 horas. “Queremos um sistema universal mas não temos os recursos financeiros para fazer frente a esse sistema. A Saúde é a maior preocupação da população brasileira e um dos nossos maiores desafios quando se fala de políticas públicas. As três esferas de governo precisam se responsabilizar pelas ações e pelas políticas implementadas”, pontuou a parlamentar.
A deputada também apresentou os números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2014 a pedido a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). A pesquisa apontou que os brasileiros estão insatisfeitos com os atendimentos do SUS. De acordo com o levantamento, 93% da população considera os serviços públicos e privados de saúde no Brasil são regulares, ruins ou péssimos, 87% dos entrevistados consideram serviços de maior importância, e 57% disseram que o tema que deve ser tratado como prioridade pelo governo.
Sobre os atendimentos, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos e atribuíram avaliações que variam de regular a péssimo. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências, emergências e em pronto - socorro. Ainda 30% declararam estar aguardando ou ter alguém na família aguardando a marcação ou a realização de algum procedimento na rede pública. E 22% dos que possuem plano de saúde, aguardam algum tipo de atendimento no SUS.
A presidente do Coren/SP Fabíola de Campos Braga Mattozinho apresentou dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A pesquisa abrange um universo de 3,5 milhões de trabalhadores, sendo 1,6 milhão enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Destes, 450 mil estão no estado de São Paulo.
Fotos Coren-SP

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva