Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2015

Carmen Zanotto participa de reuniões em Ponte Serrada de Xanxerê

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS) participou na sexta-feira (15) de duas reuniões da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar a situação de emergência, as ações e levantamento das necessidades dos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada que foram atingidos pelo tornado no mês passado.
Em Xanxerê a reunião aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença dos deputados e de lideranças locais. A população atingida teve oportunidade de manifestar suas preocupações com a reconstrução de suas casas e das empresas atingidas. “Muitas pessoas com recursos próprios buscaram a recuperação para evitar ainda mais danos, porém aguardam ajudar para sanarem as dívidas contraídas. Nos depoimentos a população disse estar grata ao governo do estado, ao governo federal e a sociedade pela ajuda emergencial e solidariedade”, afirmou a deputada.
A deputada lembrou que a reconstrução é o processo mais difícil e os financiamentos com subsídios precisam acontecer o mais rápido possível para que as famílias que não se enquadram nos programas Minha Casa Minha Vida possam reconstruir suas casas. Muitas empresas também foram prejudicadas. “Se as empresas que geram renda e empregos não tiverem um aporte de recursos por meio de financiamentos elas poderão começar a ter que dispensar os funcionários. E não podemos deixar que isso aconteça, pois só aumentaria os problemas”, ressalta Carmen Zanotto.
Na cidade de Ponte Serrada a situação não é diferente, em especial para 24 famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições do Município. “Muito foi feito para restabelecer a normalidade, mas muitos desafios e processos burocráticos precisam ser vencidos nas duas cidades”, lembra a parlamentar.
Durante a reunião Carmen reafirmou que o caminho é uma medida provisória emitida pela presidência da república para que os recursos cheguem mais rápido e o repasse seja direto para os fundos dos dois municípios. Está proposta deverá ser avaliada pelo relator da comissão. “O papel da nossa comissão e acompanhar e ser o elo das duas cidades em especial com o governo federal para minimizar o sofrimento da população”, finaliza a deputada.
O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini lembrou que das 2.200 famílias que deixaram suas casas, cerca de 1.600 conseguiram retornar. “Esta reunião na nossa cidade traz maior segurança para a liberação dos recursos. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que os nossos pedidos e a liberação dos recursos sejam atendidos pelos governos federais e estaduais”, afirma.

Fotos Zé Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva