O deputado Fernando Coruja ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a reforma política, assunto que voltou a ser debatido na Câmara Federal. Coruja é contra a coincidência das eleições e defende o voto distrital misto e não sistema eleitoral chamado "distritão". O parlamentar questiona o parecer do relator da reforma deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI): para a coincidência das eleições e da duração dos mandatos, em 2016, os eleitos (prefeitos, vices e vereadores) terão um mandato de dois anos, pois, em 2018, haveria eleição para todos os cargos eletivos de vereador a presidente da República.
Para Coruja, "de forma geral, as pessoas são favoráveis à coincidência das eleições, porém precisamos olhar atentamente e avaliar melhor porque o que só tem no Brasil e que não é jaboticaba, dá para desconfiar que não funciona; é ilusão achar que isso vai baratear o custo das campanhas".
A proposta de eleger vereadores, deputados estaduais e federais por meio do voto majoritário dentro de cada município ou estado - modelo chamado de "distritão" - divide opiniões mesmo dentro do PMDB. Coruja acredita que o "distritão" vai enfraquecer os partidos, "precisamos fortalecer os partidos políticos - reformas só acontecem a partir de bandeiras políticas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva