Santa Catarina rompe as barreiras e vai ajudar a fomentar um projeto que nasceu há mais de 15 anos no Rio Grande do Sul, a partir do Programa Carne Pampa. No próximo 1º de julho, o mercado consumidor catarinense passará a contar com a Carne Certificada Hereford, graças à formação de parceria entre pecuaristas, a Associação Brasileira Hereford e Braford (ABHB), e da indústria, através do Frigorífico São João, de São João do Itaperiú, localizado no Norte do Estado. O lançamento do produto foi realizado no sábado, 16, ao meio-dia, com a degustação da carne, junto à Associação Rural de Lages. Na ocasião estiveram presentes o coordenador da carne nacional, Alfredo Drissen, do proprietário do frigorífico São João, Laércio Espíndola, além do vice-presidente da ABHB, Edson Colombo, que foi quem promoveu o lançamento.
O programa no Estado vai permitir o acesso de todos os produtores da raça, à certificação de carcaças através do frigorífico São João. Conforme explicou Edson Colombo, que é também criador, será mais uma opção de renda ao produtor que investe na genética HB. – A introdução da Carne Certificada Hereford Catarinense vai completar o mercado com alto valor agregado, ressaltou Edson. Além disso, o produto terá o próprio selo de identificação e deverá ganhar as gôndolas, principalmente, dos supermercados do litoral de Santa Catarina.
Colombo destaca ainda a descaracterização da burocracia para os produtores. Basta que os técnicos do frigorífico avaliem a raça durante o encaminhamento ao abate, e depois a verificação de que a carne esteja dentro do acabamento de gordura ideal. O próprio frigorífico se compromete a pagar uma bonificação que varia de 10 a 13,5%. Já o coordenador da carne nacional, Alfredo Drissen disse que a efetivação da carne em Santa Catarina representa o amadurecimento do Programa Carne Pampa no Brasil. – Somente no Rio Grande do Sul, mais de 50 mil animais precoces são certificados, e Santa Catarina precisa aproveitar a genética existente e a condição sanitária livre da aftosa sem vacina, salientou.
Para o proprietário do frigorífico São João, Laércio Espíndola, não se sabe ainda o que vai ser ou como vai ser, quanto ao produto. No entanto tem a certeza de que o consumidor catarinense terá aceitação de 100%. Por outro lado, os produtores vão ser procurados para se engajarem ao programa. “É uma proposta que já começou consolidada, com a completa valorização da carcaça do boi hereford e braford de qualidade”, resumiu Laércio.
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva