Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Exposição narra Guerra do Contestado

Passando por cidades onde houve batalhas da Guerra do Contestado, a exposição "100 anos de memórias e narrativas" iniciou em Curitibanos na última terça-feira (5) e segue até 15 de junho.
Trata-se de uma exposição itinerante, organizada pela Fundação Catarinense de Cultura, com objetivo de fazer um resgate histórico do que foi esse período de conflito para o Estado. O acervo pode ser visitado no Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, nos períodos da manhã e da tarde.
Na manhã da última terça-feira (5), os professores da rede municipal receberam capacitação para transmitir o conhecimento aos alunos antes de levá-los até o museu. "Estamos prestes a celebrar os cem anos das batalhas e não podemos deixar que nossa história apague-se, por isso, estamos muito contentes em receber a exposição, além de incentivar nossos alunos a conhecer a história do local onde vivem", avaliou o secretário de Educação e Cultura Kleberson Luciano Lima.
Representando a FCC, Márcia Lisboa Carlsson explicou que o trabalho itinerante iniciou pela cidade de Lages e já passou por Caçador, Videira e Piratuba. Depois de Curitibanos, segue para Mafra e Irani. O acervo é composto por textos, fotos e materiais educativos, distribuídos a fim de não deixar que caiam no esquecimento os conflitos e toda a história que marcou esses municípios.
A exposição: A mostra é direcionada sob o ponto de vista da memória, das narrativas e de sua significação atual e é composta por três módulos, com os temas "A conjuntura social e econômica do Planalto Serrano no tempo da guerra", "As narrativas dos diversos atores e instituições que escreveram sobre o tema" e "Pós-guerra".
Ao participar, o visitante recebe um folder ressaltando que há um desconhecimento quase generalizado sobre a Guerra do Contestado, vindo da escassez do tema na literatura em geral, livros didáticos e na mídia por mais de 70 anos.

Fonte: JAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva