Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Intensa movimentação durante o Dia D da campanha contra a gripe

Até sábado, seis dias de campanha, haviam sido vacinadas aproximadamente 18 mil pessoas no município
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Márcia Spindola, explica que a campanha nacional, iniciada no dia 4 de maio, se estende até o dia 22. O público-alvo, considerado de risco, é formado por idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer período da gravidez, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após parto), trabalhadores da área de saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade e portadores de deficiência física e mental, e de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes.
Até sábado, seis dias de campanha, haviam sido vacinadas aproximadamente 18 mil pessoas no município. “Acreditamos que a grande movimentação se deve à preocupação com a prevenção e pela proximidade do inverno”, analisa a gerente. As vacinas foram aplicadas no sábado, das 8h às 17h, sem fechar no intervalo de almoço, na Central de Vacinas, e nas 23 salas de imunização de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diferentes bairros.
No sábado houve vacinação também em Índios. Durante a semana, de segunda a sexta, adultos e idosos podem ser atendidos na Policlínica Municipal Enio Pacheco de Andrade, das 8h às 12h e das 14h às 18h, mesmo horário da Central da Vigilância. “A sala extra foi estruturada para receber esses tipos de pacientes porque a Central da Vigilância é voltada para as crianças. Os pacientes que residem em bairros e loteamentos devem procurar a UBS mais próxima, das 8h às 12h e das 13h às 17h”, enumera. Para receber a vacina é necessário apresentação da Carteira de Vacinação e documento de identidade. Se não possuir a Carteira, é preenchida na hora.
Contraindicações: A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois ele é utilizado na fabricação do remédio, e também é contraindicada para quem já teve reação anafilática ou alérgica à mesma. No geral, em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. As ocorrências são em número bem pequeno, leves e tendem a desaparecer em 48 horas.

(Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva