Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Plenária da União de Negros pela Igualdade acontece dia 30 deste mês

A proposta é que estejam presentes 15 representantes de Lages em Florianópolis. A prefeitura está dando suporte 
A luta travada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) é incansável e incessante diante da defesa dos direitos de caminhar contra as adversidades, como a discriminação, preconceito racial e violência, além de salários igualitários e cotas. A afirmação é de Edson Athayde da Silva (Kakau), um dos integrantes da entidade. Segundo ele, mais uma etapa dessa jornada será cumprida, agora, no dia 30 de maio, a partir das 13h, na plenária estadual, em Florianópolis. A proposta é que estejam presentes 15 representantes de Lages. A prefeitura está dando suporte.
Serão tratadas questões relativas à cultura, discussão política, redução da maioridade penal (a Unegro é contra), revisão do estatuto da entidade e eleição da nova direção estadual. A Unegro tem mis de 30 anos de existência. No perfil da rede social Facebook podem ser estabelecidos contatos. Kakau explica que uma das manifestações da batalha em favor também da cultura negra trata-se das conferências municipal, estadual e nacional, a exemplo da promovida em novembro e dezembro de 2013, quando houve participação de quatro delegados de Lages em Brasília, entre eles, o próprio Kakau.
O grupo de Lages recebeu a Revista do Minc (Ministério da Cultura), em que podem ser visualizados índice por região, debates sobre democracia e metas do Plano Nacional de Cultura, diversidade nas apresentações culturais, entre outros dados. “Santa Catarina apresentou suas proposições e as decisões em Brasília deverão conduzir a cultura nacional. Nas conferências nacionais são revisados os pontos cumpridos e os que ainda devem ser efetivados para a difusão das metas”, frisa.
A etapa municipal, realizada pela Fundação Cultural de Lages (FCL), integra a agenda de debates. Segundo Kakau, a direção da entidade catarinense está sendo reativada. “O trabalho, portanto, terá continuidade. A Unegro conta com representações em todos os Estados. Em Lages, somos em cerca de 30 e estamos constantemente em processo de filiações”, enumera. Entre as manifestações culturais afro-brasileiras, em Lages, estão o Grupo Obatalá e o Projeto Dom de Maria.

(Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva