O PET-Psicossocial busca avançar na política de saúde mental em Lages, reconhecendo na atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), o elo para o fortalecimento da rede local de atenção e para o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas, tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes.
Atuando de forma direta no universo de atenção à saúde mental, preceptores e acadêmicos desenvolvem suas ações voltadas ao fortalecimento da Rede de Saúde Mental. De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Tharso Meyer, o trabalho foi produtivo. “Muitas vezes a graduação não oferece esse tipo de vivência. A capacitação serviu para esclarecer dúvidas e aproximar o profissional do cidadão”, explica.
O intuito foi instrumentalizar os acadêmicos, através de uma carga horária de 16 horas, para constituição dos grupos de tratamento intensivo do fumante nas Unidades de Saúde. “Nesses encontros eles puderam se aproximar de um subsídio teórico que os auxiliará na formação e condução dos grupos de tabagismo, juntamente com os preceptores”, afirma.
Participaram da capacitação estudantes dos cursos de psicologia, enfermagem, biomedicina, serviço social, odontologia e educação física. “Estamos em constante aprimoramento com a equipe com reuniões semanais para discutir questões pontuais sobre os trabalhos”, diz Tharso.
(Foto: Divulgação)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva