A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de sábado, seguida por uma simulação de acidente de nível grave entre dois automóveis na rua Coronel Córdova
A informação de que 99% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falhas humanas, compartilhada pelo secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina, embora chocante, ilustra o quadro contemporâneo da necessidade de maior escrúpulo e responsabilidade no trânsito. E para trazer esta questão à tona foi promovido o Sábado Amarelo, neste 9 de maio, no calçadão da praça João Costa, como parte da programação da campanha Maio Amarelo, organizada pela Secretaria de Segurança, Diretoria de Trânsito (Diretran), Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Planalto Seguros, entre outras entidades.
A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de sábado, seguida por uma simulação de acidente de nível grave entre dois automóveis na rua Coronel Córdova, com participação de socorristas dos Bombeiros e do Samu, e explicações em tempo real sobre desencarceramento de vítima, imobilização cervical, verificação de sinais vitais, tempo de prazo para atendimento e encaminhamento dos envolvidos, por ambulância e regulação de médico, ao hospital mais próximo, mediante prévio aviso à instituição de saúde.
No fim da manhã, uma caminhada com profissionais da Diretran, agentes municipais de trânsito, agentes mirins de trânsito e populares, partiu desde a Coronel Córdova, passando pelas ruas Manoel Thiago de Castro, Nereu Ramos, Frei Rogério e retornando à Coronel Córdova. Faixas eram levadas com palavras de educação no trânsito, procurando impactar a população (a exemplo da inscrição de divulgação do Projeto Balada pela Vida), bem como viaturas emitiram sinais sonoros com suas sirenes. Nos semáforos, agentes distribuíram panfletos educativos. Na parte frontal da prefeitura é possível avistar um laço amarelo gigante, símbolo da campanha e a Santa Cruz, no alto do Morro Grande, também está iluminada com a cor amarela.
Faixas foram colocadas no canteiro central da avenida Duque de Caxias, uma das vias mais movimentadas da cidade, com acesso à 282. Uma vitrina educativa está instalada na praça João Costa, em que a réplica de um automóvel danificado, feito artesanalmente, está dentro de uma garrafa, explicitando que a combinação entre bebida alcoólica e direção pode ser fatal. Outdoorstambém resgatam a memória dos motoristas para a causa.
(Fotos: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva