Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Alunos põem a mão na massa no workshop de gastronomia

Na segunda-feira foram apresentadas massas para crepe, panqueca e empadão, com receita de liquidificador. Para quarta ficou reservado o preparo de massa para pastéis e a chamada massa fresca 
A Secretaria de Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), continua dispondo dos workshops de gastronomia. Nesta semana os encontros aconteceram na segunda (22) e na quarta-feira (24) à noite. Os participantes aprenderam sobre o preparo de vários pratos a base de massas. Na semana passada a oficina foi sobre degustação de vinhos com o enólogo e somelier Antônio Zanelato. Para as oficinas sobre massas, a chefe de cozinha e professora de gastronomia do Senac, Daniela Binatti, comandou os trabalhos.
Na segunda-feira foram apresentadas massas para crepe, panqueca e empadão, com receita de liquidificador. Para a quarta-feira ficou reservado o preparo de massa para pastéis e a chamada massa fresca, que possibilita criar pratos como lasanhas, vários tipos de macarrão e ravióli. “Esta é bem italiana e usamos apenas três ingredientes. A ideia dos workshops é unir a teoria e a prática, então eles aprendem como fazer e literalmente põem a mão na massa. Aqui o trabalho é conjunto e a tarefa de um complementa a do outro”, diz Daniela.
Mais de 20 pessoas participaram das atividades e entre os interessados estavam donas de casa, profissionais que atuam na área (restaurantes, lanchonetes) e gente que faz da arte de cozinhar um hobby. “O que está sendo valioso é o interesse dos participantes e a troca de experiências. É gratificante perceber o progresso na oficina. São apenas dois dias de curso que têm a ideia de iniciação à atividade culinária, executando e criando os pratos no momento em que se aprende”, explica a chefe de cozinha.
Agenda: O próximo workshop, marcado para os dias 6 e 8 de julho, será sobre molhos e acompanhamentos. Serão apresentadas quatro bases de molhos da cozinha clássica como o bechamel (que se obtém cozinhando farinha de trigo ou amido de milho em manteiga ou margarina e depois diluindo a mistura com leite), madeira, fundo de carne ou legumes e o sugo, que é o molho vermelho.

(Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva