Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Audiência Pública debate doença do Mormo em São Cristóvão do Sul

Na noite da última quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores, o Executivo e Legislativo, por solicitação dos agricultores do município, promoveram Audiência Pública para debater a problemática da ocorrência da doença do MORMO em São Cristóvão do Sul.
A reunião contou com a presença do presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, acompanhado de uma comitiva formada por técnicos da Cidasc da Regional de Caçador, a qual São Cristóvão pertence; além da presença da diretora do Serviço de Saúde Animal do Ministério da Agricultura Silvia Mendes, de representantes da Gerência de Saúde de Videira, do MTG de Santa Catarina e dos municípios de toda a região
O encontro teve o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a doença do Mormo, zoonose grave que teve o primeiro caso de Santa Catarina detectado no interior de SCS, após 11 anos do último registro no Estado. Desde abril, data do primeiro foco, 13 cavalos já tiveram resultado positivo para o mormo, e já foram abatidos.
“São três os questionamentos necessários nesta audiência. A possibilidade de uma contra prova, caso o resultado para a doença do mormo seja positivo; o valor da indenização paga aos proprietários dos animais sacrificados; e a forma da execução, haja vista que os agricultores argumentam que tem sido adotada uma prática cruel para o abate, sem conversa prévia com os produtores”, adiantou a prefeita.
Após explanações,a Cidasc respondeu os questionamentos dos presentes e, antes de encerrar, se comprometeu em fazer um trabalho diferenciado em SCS e para o saneamento ao redor dos focos, estabelecer um programa financeiro para coletar material de todos os equinos do município para fazer o exame. Segundo dados da Cidasc, SCS conta com 450 animais cadastrados junto ao sistema.

Os encaminhamentos foram os seguintes:

- Comprometimento de procedimentos mais humanizados no sacrifício dos animais infectados;
- Valor maior para indenização dos produtores;
- Estudar a possibilidade de rever o local para abate dos animais, fora da propriedade;
- Exames em 100% dos equinos de São Cristóvão do Sul.

Assessoria Imprensa/Prefeitura São Cristóvão do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva