Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Conferência Municipal discute novas políticas para o setor

O tema é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” 
A 7ª Conferência Municipal de Saúde teve início na noite desta quarta-feira (24) no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). As atividades se desenvolvem durante toda esta quinta-feira (25). O encontro reúne profissionais e estudantes da área e a comunidade. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, junto à secretaria municipal, estão em análise as prioridades locais do setor para a formação de propostas e sugestões a serem levadas à Conferência Estadual e posteriormente à Nacional.
O tema é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A secretária de Saúde, Rose Possato, afirma que o papel dos agentes públicos é fundamental para levar atendimento de qualidade aos cidadãos. “Este é o momento de nos manifestarmos para garantir às pessoas o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde), através de uma gestão de qualidade”, diz.
Dentre as diretrizes levantadas estão o direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde. Além disso, o financiamento, a relação público-privado, a gestão e modelos de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS, juntamente com abordagens sobre ciência, tecnologia e inovação no Sistema Único de Saúde. Reformas democráticas e populares do Estado entram também na pauta.
Lages sedia Conferência Estadual: Pela primeira vez o município será sede da Conferência Estadual de Saúde. A 7ª edição acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, quando mais de duas mil pessoas se reunirão no Centro Serra Convention Center para analisar propostas e prioridades de âmbito estadual e nacional, provenientes das Conferências Municipais. “Formularemos diretrizes e elaboraremos o relatório final da Etapa Estadual, dentro dos prazos previstos pelo regimento”, relata o membro do Conselho Estadual e diretor do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Canísio Winkelmann.

(Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva