Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2015

Fiesc apoia criação do Instituto de Planejamento em Lages

A vice-presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em Lages aposta e incentiva a criação do Instituto de Planejamento Urbano como forma de promover o desenvolvimento da cidade de maneira pensada e planejada. O vice-presidente regional, Israel Marcon, destaca que a criação do Instituto é uma ação proposta pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). Ele explica que a necessidade da criação desta entidade foi identificada no planejamento estratégico elaborado pelo Sinduscon realizado paralelamente ao projeto de Desenvolvimento Associativo da Fiesc (DEA).
Durante reunião na sede da Associação dos Sindicatos Filiados à Fiesc, o secretário municipal de Planejamento, Jorge Rainesk, explicou aos executivos, presidentes de sindicatos, diretores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e a coordenação regional Instituto Euvaldo Lodi os motivos das criação e como será concebido o Instituto. “Com essa organização teremos uma estrutura totalmente técnica com a participação de entidades que representam a vontade da cidade”, defende.
O secretário destaca que as áreas de engenharia e arquitetura desejam a criação do Instituto há mais de 20 anos. Para ele, a troca de governo a cada quatro anos faz com que o Município fique muito limitado em suas ações. Os profissionais de todas as áreas técnicas ligadas ao setor de planejamento estão mobilizadas. O documento de criação da autarquia, entidade autônoma, porém fiscalizada pelo Executivo, já está em construção, mas ainda aberto a sugestões.
Desenvolvimento municipal: A Fiesc quer estar mais próxima do poder público para conhecer e compreender o que vem sendo desenvolvido em prol da indústria de Lages. Por conta disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Batalha Chiodelli, fez uma breve apresentação do trabalho desempenhado por ele durante os cinco meses frente à pasta. Ele destaca que, apesar do momento difícil que o país está vivendo, Lages tem atraído novos investimentos. “Nós temos empresas se instalando na cidade e outras ampliando suas atividades no munícipio”.
Entre as empresas citadas pelo secretário estão a dinamarquesa Sanovo, fabricante de caixas de ovos e maça através de matéria prima reciclada, e a Ekomposit, que representará um investimento de R$ 48 milhões. Ainda, o Frigorífico Belo Peixe, empreendimento essencialmente lageano, com a produção de uma tonelada/dia de peixe de água doce e abastecerá todo o mercado brasileiro. “Esseempreendimento vai movimentar aproximadamente 150 produtores rurais e ajudará a evitar o êxodo rural”. Chiodelli citou, ainda, ampliação da GTS do Brasil, a vinda da empresa Bernek para Lages e a importância de empresas como Ambev e Klabin e JBS para o município.

Texto e Fotos: Catarinas Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva