Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Informe do Legislativo Lageano

Academia da Terceira Idade para o Moradas Lages


A instalação de uma academia da terceira idade no condomínio Moradas Lages é o pedido do vereador João Chagas (PSC) para o prefeito Toni Duarte através da moção legislativa 282. O documento reconhece o resultado positivo que as academias têm proporcionado à população, e ressalta que beneficiaria as aproximadamente 400 famílias que residem no local e não tem um espaço semelhante para atividades físicas e lazer.

Arrecadação da taxa de iluminação pública motiva documento


No pedido de informação 078, o vereador Marião (PSB) faz questionamentos ao chefe do Poder Executivo, Toni Duarte, sobre a arrecadação da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
O legislador pede, através da comprovação por meio de documentos, sobre qual é o valor repassado ao município de recursos da Cosip nos últimos 18 meses, onde foi aplicado este dinheiro e qual o saldo em caixa de recursos provenientes desta arrecadação até a data de 17 de agosto de 2015.

Câmara pede que edições da Olesc e do Parajesc aconteçam neste ano


Uma nota emitida pela presidência da Fesporte no dia 12 de agosto comunicou o cancelamento dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) e da etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), os quais aconteceriam neste segundo semestre. O motivo alegado foi a falta de alojamentos para as equipes, que precisariam ocupar escolas, as quais sofrem com o calendário reduzido neste ano devido à greve dos professores.
Por entender que a participação nestas competições representa a realização de um sonho para muitos estudantes, o vereador Juliano Polese (PP) encaminha a moção legislativa 287, a qual solicita que esta deliberação seja reavaliada pelo governador Raimundo Colombo. “Esta decisão causou descontentamento tanto de dirigentes, como de atletas de vários municípios de Santa Catarina. Nos sensibilizamos com o empenho e a dedicação de atletas, dirigentes e familiares”, destaca a matéria.

Construção de parque infantil no Araucária


O expressivo número de moradores na região do bairro Araucária e o clamor da população devido à falta de espaços adequados para o lazer das crianças justificam a moção 285, proposta pelo vereador David (PMDB), que solicita a construção de um parque infantil nos fundos do Centro Social do bairro.
O legislador argumenta que o ato de brincar vai além da diversão para as crianças. “Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas”, destaca David, que ressalta ainda o desenvolvimento físico, emocional e social provenientes disso. A matéria foi encaminhada ao prefeito Toni Duarte e aos secretários de Administração, Pedro Marcos Ortiz, e da Fazenda, Mateus Lunardi.

Dúvidas quanto ao pagamento de faturas em cooperativas de crédito


Em documento encaminhado à direção de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, o vereador Nilton Freitas (PTB) pergunta qual é a norma legal utilizada para impedir que o cidadão possa quitar faturas em cooperativas de crédito. O requerimento 140/2015 ressalta que os caixas destes estabelecimentos se negam a receber os débitos de consumidores que não têm contas nestas agências.

Terreno para ampliar serviços de instituto de idosos


O Instituto de Apoio aos Idosos do Bairro Novo Milênio (Inapi) atua a quatro anos prestando assistência como a doação de fraldas geriátricas, a condução até consultas médicas, atendimentos psicológicos, entre outros, de maneira voluntária, à população idosa de Lages. Porém, o Inapi não dispõe de um espaço que permita ampliar suas atividades.
Por conta disso, o vereador Pastor Mendes (PROS) propôs a moção legislativa 281, que solicita a doação de um terreno ou a inclusão do referido instituto no projeto Aluguel Social, no qual a Prefeitura custeia parcial ou integralmente esta demanda por um período de tempo determinado. O documento foi encaminhado ao prefeito Toni Duarte e aos secretários da Assistência Social, José Amarildo Farias, e da Habitação, Ivan Rodrigues Magaldi Junior.
Outro desejo do Inapi é poder atender de forma integral ou em horário comercial, para atender principalmente aquelas pessoas que trabalham e não têm condições financeiras para pagar um cuidador particular para o idoso. Desta forma, funcionando como uma casa assistencial garantindo qualidade de vida aos idosos e tranquilidade aos seus familiares.

Everton Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva