O deputado Fernando Coruja, que também é médico endocrinologista, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para dizer que "estamos na semana mundial de prevenção à Diabetes, uma doença que mata, no mundo, mais que a Aids, malária e tuberculose somadas". Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros - o que corresponde a 6,2% da população adulta.
A cada 7 segundos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pela diabetes no mundo. Em 2014, foram 4,9 milhões de mortes causadas pela doença. No mesmo período, 1,2 milhão de pessoas morreram vítimas de HIV, 584 mil perderam a vida para a Malária e 1,5 milhão para a tuberculose, segundo a Organização Mundial de Saúde." Ou seja, a diabetes mata mais do que todas essas outras 3 doenças somadas", ressaltou Coruja. Para o parlamentar, a diabetes é o maior desafio que temos para enfrentar no sistema de saúde em todo o mundo. "Mais de 387 milhões de pessoas em todo o planeta são diabéticas. No entanto, 46,3% delas não sabem que têm a doença", informou.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A campanha é uma ação daInternational Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Na edição brasileira, a data será lembrada durante uma semana.
Atenção especial aos portadores de diabetes: Os deputados do PMDB, Fernando Coruja e Dalmo Claro (médicos endocrinologistas), encaminharam Projeto de Lei (PL/0109.2/2015) que dispõe sobre a distribuição gratuita de análogos da insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de educação para diabéticos.
Com a aprovação, serão beneficiados os portadores de diabetes tipo 1 e de diabetes tipo 2 - em uso de insulina, e de difícil controle com insulinas convencionais, que receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS de Santa Catarina os análogos de insulina necessários para o tratamento.
Conforme a justificativa encaminhada pelos médicos e parlamentares, Coruja e Dalmo, o Diabetes Mellitus é uma doença muito frequente na população, e a sua incidência vem crescendo nos últimos anos. O diabetes tipo 1, insulinodependente, atinge preferencialmente crianças e adolescentes. " O aparecimento da doença nesta faixa etária costuma provocar grande tensão no portador e em toda sua família. Os problemas emocionais e na vida cotidiana acentuam-se com a dificuldade do controle metabólico da doença. O diabetes tipo 2, com frequência, com a evolução da doença, passa a exigir o uso de insulina", informam os deputados.
Ainda segundo a justificativa que acompanha o Projeto de Lei, a prática clínica e os estudos científicos mostram que as insulinas convencionais não são capazes de controlar adequadamente a doença no diabetes mellitus tipo 1 e em muitos casos do tipo 2, quando este passa a requerer o uso da insulina. Os análogos de insulina permitem nestas situações um controle muito mais adequado da doença.
"Os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS na sua maioria não têm condições econômicas de adquirir estes análogos de insulina. Como o SUS não fornece estes produtos administrativamente eles precisam recorrer ao Poder Judiciário para o suprimento da sua necessidade", informam os deputados acrescentando que "o fornecimento destas medicações diminuirá as demandas judiciais e proporcionará o aumento significativo da qualidade e da expectativa de vida dos portadores de diabetes enquadrados nas condições supracitadas".
luci franceschini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva