Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Elizeu Mattos pede que compensação ambiental da Pai Querê fique na região

O deputado Elizeu Mattos (PMDB), participou da Audiência Pública que apresentou e discutiu oEstudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), daHidrelétrica Pai Querê, na noite de quarta (21), na Associação Empresarial deLages (Acil). Um grande público participou da iniciativa que reuniu responsáveispelo empreendimento e representantes do Ibama.
De acordo com ElizeuMattos o impacto social da Pai Querê será infinitamente inferior se comparado àsoutras usinas como a Barra Grande (Anita Garibaldi) e Campos Novos, onde na Barra Grande foram relocadas mais de 700familias. “Das 334 famílias que vivem na região que será afetada pela Pai Querê,apenas entre 30 a 60 deverão ser relocadas”. O parlamentar disse ainda que o empreendimentoserá muito bom para Lages e região e fez um pedido especial ao Ibama: “que todaa compensação ambiental fique na região e que o consórcio respeite o direito de propriedade e arrendatário”.
A Pai Querê será construída no Rio Pelotas, divisaentre Santa Catarina e Rio Grane do Sul e o investimento será deaproximadamente R$ 1 bilhão. No município de Lages serão 27 proprietáriosatingidos diretamente pelo projeto, em São Joaquim 185 e Bom Jesus 53. Oprojeto do aproveitamento hidrelétrico Pai Querê tem como sócias as empresasVotorantim Cimentos (43,75%), Alcoa Alumínios (43,75%) e DME Energética(12,5%), que formaram o Consórcio Empresarial Paiquerê (CEPAQ).

Fonte: Assessoria de Imprensa Gabinete deputado Elizeu Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva