Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cerca de 2.600 pessoas participaram da Operação Cidadania

A atenção à saúde e a preocupação com o bem estar e a beleza foram os principais motivos que levaram aproximadamente 2.600 pessoas à Avenida Aujor Luz, no último sábado (28), em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, durante a Operação Cidadania, que aconteceu das 13h às 18h.
Promovida pela Polícia Militar (PM) Comunitária com o apoio dos dez Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), a operação conseguiu levar cerca de 22 instituições para cuidar da saúde, da higiene, entreter, informar, ensinar, alertar, fazer um carinho através da brincadeira, da música, do tradicionalismo, aproximar a polícia da comunidade no papel de amiga da população.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), executado em Lages pela Secretaria do Trabalho e Geração de Renda e Secretaria da Educação, esteve presente, orientando os jovens entre 18 e 29 anos, sobre a importância da qualificação para conquistar um lugar no mercado de trabalho, e a prorrogação das matrículas (até dia 15 de agosto). Os alunos têm direito a ensino gratuito, auxílio mensal de R$ 100,00, lanche, material didático e escolar, desconto de 50% para tarifa de ônibus e sala de acolhimento para os filhos de zero a oito anos.
A coordenadora da Polícia Militar Comunitária, tenente Sandra Bender, comemorou a presença de tantas pessoas, mesmo abaixo de céu nublado e clima gelado com pouca garoa. Para as crianças, em quem a PM Comunitária e parceiros pensaram especialmente, parecia não haver tempo ruim e muito menos inverno, pois se aqueciam com tantas brincadeiras e doces. Perderam a noção do tempo dentro da piscina de bolinha, na cama elástica, com a perna de pau, chinelão, com o Cinema na Escola, diversões levadas pelo Serviço Nacional do Comércio (Sesc), a pintura de rostos feita por alunos soldados da PM e o mascote Ligadinho, da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan).
De acordo com a tenente, mais de 1.500 crianças foram levadas ao evento, vindas de bairros próximos, como Araucária, Santa Clara, Cruz de Malta, Centenário, São Luiz, Santo Antonio, Loteamento Maria Angélica, Loteamento Preá, Conte, Santa Helena, entre outros.
Os serviços com maior procura foram aferição da pressão arterial e exame glicêmico, realizados pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Limpeza de pele e maquiagem, pelas acadêmicas do curso de cosmetologia da Uniplac; Manicure, pedicure e corte de cabelo realizados pelas alunas dos cursos de qualificação promovidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)/Secretaria Municipal da Assistência Social.

Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva