Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Consel se reune

Reunidos nesta manhã na CDL de Lages (30/07, integrantes do Conselho de Segurança de Lages – Consel – decidiram produzir um material informativo (pequeno folder) para ser distribuído durante a realização de blitz de segurança. A sugestão foi do delegado da Polícia Civil, Dr. Márcio Schutz, que participou representando a delegada regional, Dra. Luciana Rodermel. “Normalmente, quando as pessoas se deparam com uma blitz de segurança não gostam ou protestam. Mas esse tipo de trabalho é fundamental para a segurança das pessoas. Afinal, é nessas blitz que se encontram drogas, documentação irregular de veículos, mercadorias irregulares, falta de documentação pessoal (carteira de habilitação) e outras questões”, explicou o delegado.
O Major Fernando, da Polícia Militar, endossou a sugestão. Segundo ele, “quem não deve, não teme. O cidadão precisa saber e entender que o policial não quer prejudicar ninguém ao fazer as ações de segurança. É para o próprio bem da comunidade. E os policiais são treinados para bem atender as pessoas, mesmo que estejam irregulares. Se a Polícia vai lá, faz a blitz e encontra alguém com documentação vencida, isso é bom para a própria pessoa e também para a segurança. Não é comum também nessas blitz encontrarmos veículos ou motos furtadas, fugitivos do sistema prisional e até drogas. Então, quem ganha com isso é toda a população”, acrescentou.
Em Lages, após a formação do Consel – há mais de um ano e meio – os vários órgãos de segurança intensificaram as ações conjuntas. Uma campanha educativa e de fiscalização está em curso para que os comerciantes e donos de pequenos estabelecimentos comerciais não vendam bebidas alcoólicas para menores – inclusive com a elaboração de um cartaz educativo. Foram realizadas também ações conjuntas – com blitz de trânsito o- em períodos de grande movimento como no carnaval e também no período da Festa Nacional do Pinhão. “Com essas ações, temos visto que a efetividade dos trabalhos de segurança aumentou muito. Os vários órgãos, que antes trabalhavam separadamente, agora estão concentrando seus esforços. É fruto do trabalho e da união que estamos conseguindo com o Consel”, explicou Roberto Amaral, presidente do SCC e coordenador da iniciativa.
Na reunião desta segunda-feira (essa reunião conjunta realiza-se pelo menos uma vez ao mês, sempre na última segunda-feira), foram tratados diversos outros assuntos, como: regulamentação e legislação municipal sobre o trabalho dos vendedores ambulantes; combate à pirataria e à sonegação fiscal; superlotação dos dois presídios masculinos (e necessidade de um presídio exclusivamente feminino na cidade), entre outros. 

Loreno Siega – Assessoria de Imprensa do SCC em Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva