O Presídio Regional de Lages, no bairro São Cristóvão, conta agora com uma sala de aula para alfabetização dos detentos, através da implantação de um Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na instituição. Esta é uma parceria entre o Poder Judiciário, através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), a Secretaria Municipal de Educação e a Uniplac. A solenidade de inauguração aconteceu nesta sexta-feira (24).
A sala, com capacidade de abrigar 20 alunos por turno, funcionará nas dependências do presídio, com aulas todos os dias no período da manhã, com a turma masculina, e à tarde com as mulheres, das séries iniciais até o Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação de Lages disponibilizará uma professora alfabetizadora, materiais didáticos e assistência pedagógica. “É uma satisfação muito grande poder contribuir para que essas pessoas tenham esta oportunidade de continuar seus estudos. Aqui eu costumo chamar de ‘escola de recuperação’; faremos o possível para que eles voltem à sociedade melhores do que entraram”, destaca o secretário Amilton Werlich.
O diretor do presídio, Edson Alves Pereira, explica que esta é uma retomada das aulas que já aconteciam, mas tiveram que ser suspensas em 2001 devido à falta de estrutura do prédio. “Estávamos com problemas de superlotação e precisamos usar a sala de aula como cela, mas com a construção do novo presídio melhorou as condições para que as aulas voltassem a acontecer”, afirma.
Atualmente o Presídio Regional conta com 280 detentos. Antes, com a superlotação, o prédio chegou a abrigar 490 prisioneiros. De acordo com o diretor, a maioria deles chega ali sem o ensino fundamental e muitos ainda analfabetos. A professora que ministrará as aulas, Edigene Werlich, diz que além do cronograma escolar, pretende passar valores e princípios éticos aos detentos. “Vou procurar proporcionar uma transformação na vida dessas pessoas e a recuperação do que perderam na idade certa”, diz.
Equipes com professores do curso de Pedagogia, Psicologia, Direito e Assistência Social da Uniplac realizam um trabalho de apoio aos detentos e seus familiares, com assistência jurídica e psicológica. Os encontros acontecem toda quarta-feira, dia inteiramente dedicados aos atendimentos.
Texto e fotos: Aline Tives
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva