O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, encaminhou nesta terça-feira (07) mais uma das etapas do Planejamento Estratégico de Turismo, alinhado com o Projeto Acorde, na região da Serra Catarinense.
A ação consiste na realização de uma pesquisa com empresários do comércio nos municípios de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, até 10 de agosto, para conhecer a opinião do setor em relação ao turismo. “Este trabalho vai apontar o que as pessoas, que atuam indiretamente com a atividade, pensam e esperam do setor na região. Os dados obtidos irão nortear as próximas ações e darão subsídio para a elaboração de projetos com resultados mais efetivos”, explicou o analista de turismo e responsável pela pesquisa, Edgar Tramontin de Farias Filho.
Esta etapa do planejamento estratégico já aconteceu em Urubici. Em seguida, foram realizadas reuniões com coordenadores de escolas sobre sensibilização turística e com arquitetos e engenheiros locais para discutir a construção de um conceito arquitetônico para a cidade. “Essa metodologia inovadora pretende ser uma referência em planejamento turístico para outros destinos de Santa Catarina”, enfatiza a Diretora de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Elisa Wypes San’t Ana de Liz.
Como resultado prático em Urubici, também foram firmadas parcerias com entidades como o Senac (capacitação in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, e comércio local em geral para atendimento aos turistas); Sebrae (consultoria de empreendedorismo para comerciantes (apresentação, disposição dos produtos, design, inovação, formatação de novos negócios com identidade local); Senac (identificação de talentos culturais, realização de oficinas e elaboração de programação de atividades culturais); e Epagri (agroindústria de transformação de produtos locais como tomate seco, frutas secas, polpas, conservas, entre outros).
A secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, acredita que o envolvimento de todos os atores no planejamento e discussão é fundamental para estruturar o setor. “O planejamento e a ação devem acontecer de forma conjunta e integrada, primeiro dentro do município e depois envolvendo toda a região”, afirmou. Solange destacou ainda que Urubici foi o município piloto do projeto pelo fato do trade turístico possuir uma entidade organizada. “Agora, vamos estender essa ação para os demais municípios da região”, afirmou.
Informações adicionais: Nina Velho - Assessoria de Comunicação SDR São Joaquim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva