Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Notícias do Legislativo lageano

Busca por uma cultura de segurança norteia audiência pública na Câmara

“São reflexões que instigam a uma tomada de posição preventiva em Lages, antes que seja tarde, como foi o encaminhamento da maioria dos pronunciamentos aqui existentes, desde a assembleia até a rica contribuição desta mesa seleta. Com certeza Lages não vai repetir o que houve em Santa Maria”. Com estas palavras, o vereador Professor Domingos encerrou uma audiência pública rica em discussões realizada na noite desta terça-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores.
A tragédia que dizimou 240 jovens na cidade gaúcha de Santa Maria foi o mote da reunião, que vislumbrava, a princípio, o funcionamento da fiscalização às boates e casas de entretenimento no município. No entanto, os debates não se limitaram ao tema proposto.

Força-tarefa tem fiscalizado estabelecimentos de Lages

Procurador geral do Município, Fabrício Reichert explicou que uma força-tarefa que envolve diferentes organismos públicos foi criada para fiscalizar os estabelecimentos. “O objetivo é garantir segurança as pessoas que buscam estes locais de entretenimento”. Uma mudança de mentalidade já está sendo notada, segundo o procurador. “Alguns empresários espontaneamente procuraram os Bombeiros para resolver o que estava inadequado em seus empreendimentos”, contou.
Cinco casas de espetáculos já foram interditadas. “A administração municipal não busca favorecer A ou B, mas sim o equilíbrio. É preciso gerar emprego e renda, mas existem problemas que precisam ser detectados e resolvidos em nome da segurança”, expôs Reichert.

Alvarás terão de ser renovados

A delegada regional de Polícia Civil, Luciana Rodermel, elogiou a iniciativa proposta pelo Professor Domingos. “A audiência pública é uma importante oportunidade para que todos possam se manifestar e discutir este tema. Além disso, nos concede indicativos sob os quais podemos nos basear para atingir um equilíbrio que satisfaça aos diferentes segmentos da sociedade inseridos nesta questão.”

Sobre os alvarás concedidos pelo órgão gerido por ela, a partir de 1º de março eles terão de ser renovados. “São necessários documentos como o contrato social, o atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros, entre outros. Nós os organizamos e expedimos o alvará com o horário de funcionamento, baseado no bom-senso e na ordem pública”, explicou.

Requerimento pede implantação de câmeras de vídeomonitoramento no Copacabana

O pedido feito pelo vereador Elói Bassin por meio do requerimento 004/13, aprovado na sessão deliberativa de terça-feira (26), é para que seja instalada câmera de segurança na Rua Visconde de Mauá, cruzamento com a Rua Manuel Marques dos Santos, no bairro Copacabana.
Segundo o legislador, a população daquela área está apreensiva com a falta de segurança no local. “Sabemos que o governo do Estado vai investir massissamente em câmeras de segurança e, diante da necessidade, solicitamos que o bairro Copacabana seja contemplado”.
O documento foi enviado ao secretário do desenvolvimento regional do Estado de Santa Catarina (SDR), Jurandi Agustini, e ao comandante do 6º BPM de Lages, Ten. Coronel Adilson Moreira.

O esporte atrai jovens, adultos, crianças.

Preocupado com a qualidade desses campos, que na sua maioria, não oferecem a estrutura necessária para que os atletas pratiquem a atividade com qualidade, conforto e segurança, o vereador Vone Scheuermann apresentou matéria na sessão deliberativa de terça-feira (26).
Na moção legislativa 018/13, ele pede a implantação de “campos de futebol modelo”, ou seja, campos modernos, com medidas oficiais, telas, iluminação, vestiário, arquibancada, cabine para imprensa e tudo aquilo que for necessário, para atender às necessidades dos atletas. “A minha sugestão é que esse campo seja implantado primeiramente no bairro São Miguel onde a terraplanagem já está pronta, e que este campo sirva de modelo para os outros bairros e possa ser utilizado nas disputas dos Jogos Comunitários de Lages - JOCOL”.

Melvin Jones completa 50 anos e é parabenizada pelo Legislativo Lageano

A Escola de Educação Básica Melvin Jones, fundada em 1963, completou no dia 20 de fevereiro, 50 anos de dedicação à educação no município de Lages.
A data foi lembrada na Câmara, por meio da moção legislativa 015/13, de autoria do vereador Elói Bassin. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão deliberativa de terça-feira (26). “Não poderíamos deixar de lembrar aqui no legislativo o importante papel que esta escola desempenha para a sociedade lageana. Da mesma forma, cumprimentamos os funcionários que fazem um grande trabalho neste educandário”, disse Elói em seu discurso.
As comemorações do cinqüentenário serão realizadas durante todo o ano. Entre as atividades, será haverá um concurso de slogan e de um hino para a escola. Para encerrar, no dia 11 de dezembro acontecerá um show de talentos.

Vereadores querem que Lages sedie edição dos Jogos Abertos

Na moção legislativa 012/13, o legislador Juliano Polese, apoiado pelos vereadores da Bancada de Oposição da Câmara, sugerem que Lages sedie a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O documento foi encaminhado ao prefeito de Lages, Elizeu Mattos, e ao governador Raimundo Colombo.
Joinville, então o município que sediaria a competição entre 20 e 30 de novembro deste ano, enviou um ofício de desistência ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, e à Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Segundo Polese, esta é uma grande oportunidade para a promoção do esporte aos jovens e adolescentes de Lages, além de evidenciar o município no cenário esportivo estadual.
“Pude acompanhar em 2002, os resultados positivos de Lages dentro do Jasc e também nas escolinhas esportivas que se fortaleceram e deram melhores condições para nossas crianças e jovens se desenvolverem no desporto. Atrairemos, além dos desportistas, muitos curiosos, admiradores e seguidores das modalidades que serão disputadas nos Jogos Abertos”, defendeu o proponente.
O vereador Pastor Mendes comentou que na última edição dos Jasc, realizado em Caçador, foram injetados na economia da cidade em torno de R$ 6 milhões, além de movimentar mais de sete mil pessoas entre atletas e dirigentes. “Lages tem uma das maiores estruturas esportivas de Santa Catarina e questiono sobre o porquê de não trazer esta competição para nossa cidade. Temos uma boa rede hoteleira. Creio que todos sairiam ganhando com a realização deste evento”, acredita Mendes.
Presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc promovidos em Lages em 2002, Rodrigo Silva disse que é favorável à moção, mas acredita que a administração precisa trabalhar com os“pés-no-chão”. Ele revelou que tanto o ginásio Ivo Silveira quanto o estádio Vidal Ramos Junior estão interditados e que o Jones Minosso precisa de uma série de reformas. “Diante do momento financeiro que vivemos, digo que é complicado, mas vamos levar este apelo ao nosso prefeito para ver se conseguimos realizar. Só a reforma da estrutura esportiva de Lages é uma Babilônia”, comparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva