Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013

Notícias do legislativo

Vereadores apoiam protesto contra aumento de mensalidades na Uniplac
Com faixas e narizes de palhaço centenas de acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac percorreram os corredores da instituição protestando durante a manhã e a noite de quinta-feira (28), contra o aumento abusivo da mensalidade.
Assim como eles, estudantes de outras universidades catarinenses estão realizando este tipo de manifestação. O protesto que aconteceu na Uniplac faz parte de uma jornada de lutas da União Catarinense dos Estudantes – UCE. O presidente da União, Dérique Höhn, avalia que é imprescindível que haja uma unidade da juventude. “O nosso objetivo aqui é sensibilizar. Tem muito estudante indignado com o que está acontecendo. Vamos protestar até sermos ouvidos”, finalizou.
A Uniplac é a que teve o aumento mais expressivo. Em dois anos os estudantes tiveram um acréscimo de 22%, na mensalidade. Segundo eles, os responsáveis pela Universidade justificam que a medida é para pagar uma dívida de R$ 6 milhões, correspondente à hora atividade dos professores que não é paga há três anos.
A estudante de psicologia e uma das criadoras da fanpage com mais de dois mil e cem membros, chamada “Aumento não” no facebook, Jéssica Pimental de Liz, diz não aceitar que os alunos sejam prejudicados pela falta de gestão na instituição. “É um absurdo o que estão fazendo. Estão jogando os alunos contra os professores, falando que o aumento é para pagar o salário dos professores. Não podemos aceitar”.
Ela, assim como quem participou das manifestações, ainda luta para voltarem a ter o direito de receber o desconto de 4% que tinham ao pagar a mensalidade em dia. Eles querem também eleição direta para Reitor, Pró-Reitores e coordenadores. Desejam também o fim da intervenção que começou em 2008. “A gente quer o interventor fora. R$9 mil de salário é um gasto desnecessário”, afirmou Jéssica.
Na mesma fanpage “Aumento não” no facebook, circula um abaixo – assinado pedindo a substituição do atual interventor Walter Manfrói.
Professor na Uniplac desde 95, o vereador e também presidente da Associação dos Docentes da Uniplac – Aduniplac, Prof. Domingos, diz que o conselho apoia o movimento estudantil. “O movimento veio pela situação emergencial que se percebe na instituição”.

Novamente passarela em frente ao fórum é solicitada pelo Legislativo

Outra reivindicação antiga da Câmara de Vereadores de Lages foi novamente tema de matéria. A construção de uma passarela para pedestres sobre o rio Carahá, em frente ao Fórum, é o tema da moção legislativa 015/13, proposta por Aida Hoffer. O documento é direcionado ao prefeito Elizeu Mattos.
Para Aida, a construção desta passarela representa maior segurança, comodidade e acessibilidade aos pedestres, e a diminuição do tráfego de veículos na rua James Robert Amos (situada atrás do Fórum), além de possibilitar estacionamento no outro sentido da avenida Belizário Ramos.
“Este é um sonho da população, e acredito que é viável, pois temos garantido no orçamento recursos para esta passarela. Três vereadores (Aida, Elói e Marcius) apresentaram previsão orçamentária através de emendas ao Executivo com este objetivo”, argumentou a vereadora.

Câmara busca mais segurança para travessia de linha férrea

A construção de uma passarela sobre a via férrea que ligue os bairros circundantes ao Ferrovia à área industrial dos bairros São Miguel e Itapuã é a proposição do vereador David na moção legislativa 017/13.
Segundo o proponente, mais de mil pessoas por dia atravessam a linha férrea, principalmente, moradores do Popular, Várzea, Habitação, Ferrovia, Caravágio e arredores que trabalham nas muitas empresas instaladas na área industrial supracitada. Por este grande volume de movimento, muitos acidentes ocorrem quando da travessia da ferrovia, sendo alguns graves e até com mortes.
A matéria foi encaminhada ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado de Santa Catarina, João José dos Santos, e ao prefeito Elizeu Mattos.

Vereador recebe presidente estadual do PSC

 O vereador João Chagas recebeu na noite de ontem (28) o líder do Partido Social Cristão (PSC) em Santa Catarina, o ex-deputado estadual e federal Adelor Vieira. Foi a primeira visita do antigo parlamentar à Câmara de Vereadores de Lages, bem como a diretoria do partido neste município.
O encontro serviu para que Vieira conhecesse a estrutura do PSC em Lages, além de repassar orientações para a condução e crescimento da sigla na região serrana. Chagas comentou que a visita impulsiona as atividades do partido. “O presidente usa Lages como um exemplo estado afora de como o partido tem se desenvolvido. Conseguimos eleger dois vereadores e só temos a crescer, baseado no fortalecimento de instituições como a família e a religião”, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva