O aluno do 7° ano da Escola Municipal de Educação Básica Susana Albino França, Gabriel Rosa Padilha, aguarda ser chamada para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Ele é o representante de Lages e de Santa Catarina no concurso de soletração de palavras, o Soletrando, promovido pelo apresentador Luciano Huck no programa dele, o Caldeirão do Huck, da Rede Globo.
Quem inscreveu Gabriel no quadro foi o professor municipal de Língua Portuguesa, Carlos Eduardo Canani. Ele estava de férias quando as inscrições para participar do programa iniciaram, em janeiro. Sabendo que Gabriel e outros dois colegas tinham chance de participar do Soletrando, inscreveu-os. E de acordo com as informações que recebeu, a própria equipe do Soletrando escolheu Gabriel para ser um dos que participaria da etapa estadual da competição em Florianópolis (SC).
A iniciativa do professor é reconhecida pela diretora da escola municipal, Rosangela Vaz de Liz Ribeiro. “Isso demonstra a dedicação dele e o compromisso”, afirma. A presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais da Educação, Silvana Arruda Lucena, lembra de outro fator determinante para a conquista de Gabriel, que representará a cidade e o Estado no programa. “Sabemos que a direção permitir ao professor que realize seus projetos é fundamental”, recorda.
Em reconhecimento a ambas as iniciativas, a direção do Simproel esteve na Escola Susana Albino França homenageando a instituição e a equipe de profissionais de educação pela educação de qualidade por meio de um ofício entregue à direção.
Gabriel sempre estudou em escolas da rede municipal de ensino. Em todas, de acordo com ele, teve professores municipais atenciosos. Há um ano estuda na Susana Albino França. É o mesmo tempo em que o professor Carlos Eduardo leciona na escola. Para Gabriel, o professor é importante para a experiência que está vivendo. “É o principal por dispor de uma oportunidade de estudar e, mais, conseguir o sucesso”, fala.
No ano passado, um pouco instigado pela diretora Rosangela, o professor de português iniciou na escola um projeto de leitura, o Susana Escola de Leitores. Uma das atividades era um concurso de soletração. “Era uma brincadeira entre os alunos”, conta. “Não havia uma grande pretensão”. Quando soube que as inscrições para o Soletrando estavam abertas, decidiu inscrever os alunos melhores colocados na atividade promovida na escola.
Carlos Eduardo é graduado em Letras com habilitação em Português e Inglês. É pós-graduado em Línguas Modernas e mestrando de Litertura. Antes de se tornar professor, queria ser jornalista. Sem ter como iniciar na área de comunicação, decidiu cursar Letras. Ao começar a trabalhar na área gostou e mudou o foco por considerar que estava bem atuando na área de educação. Hoje ele vê o resultado do trabalho que desenvolve. “Não há alegria maior para um professor do que ver um aluno tendo destaque”.
Foto: Diane Ziemann/Simproel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva