A Infoneve informática iniciou seu ramo no mercado de processamento de dados em 1986 trazendo para a elegíaca e gélida cidade de São Joaquim o primeiro computador o COBRA 210.
A chegada do Computador para São Joaquim foi um enorme avanço, já que nesta época a cidade de Lages estava apenas mitigando o conhecimento de manuseio de suas primeiras máquinas movidas a processadores.
Naquela época a Infoneve mantinha suas instalações no andar superior ao da Foto Godoy, numa pequena salinha que mal dava para se mexer. O valor do investimento foi alto. Para poder comprar o cobra a Infoneve teve que fazer um financiamento no banco e desembolsar vários milhões de cruzeiros na época (hoje em torno de R$ 20,000) o que para um computador na época seria um absurdo.
Mas o alto investimento rendeu bons frutos e alguns meses depois a Infoneve trouxe a primeira impressora para São Joaquim a "Cobra 5x16" uma impressora matricial que funcionava apenas a cor preta. Mais tarde a empresa descobriu um equipamento que fazia a retinturação da fita preta para as cores verde e vermelho. Sendo assim a Infoneve foi a responsável técnica por fazer a primeira Festa da Maçã daquele mesmo ano utilizando a impressora para imprimir convites, cartazes e material divulgação.
O Cobra era formado por dois módulos principal pesa 13Kg, e o módulo de disco contendo duas unidades, 18Kg e o teclado pesava 3 kg. Além disso utilizava Disco Flexíveis (antes do disquete) de 8 polegadas de 128 bytes.
Mais tarde em 1992 a Infoneve inovou novamente trazendo para São Joaquim o primeiro curso de computação. Naquela época só se utilizava o MSDOS e o COBOL. Os cursos eram ministrados em um edifício em frente ao antigo Besc. Em 1995 a Infoneve se mudou para o Edifício Soli Couto na Rua Marcos Batista onde começou no ramo de venda de equipamentos e manutenção de computadores. Nessa época foi lançado o Windows e a internet dava suas caras em São Joaquim através dos velhos modens discados a empresa foi responsável por automatizar mais de 90% das empresas em São Joaquim naquela época.
Em 2005 a Infoneve evolui mais uma vez e monta uma filial em Urubici. E em julho de 2013 troca a antiga sede da Marcos Batista para a Rua Manoel Joaquim Pinto onde exibe orgulhosamente em um museu montado na área de chegada do estacionamento o primeiro computador de São Joaquim, além de diversos itens que fizer, ou melhor, que escreveram a história da automação em São Joaquim.
Imagens: Dionata Costa - Redação São Joaquim Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva