Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lages homenageia heróis farroupilhas

“Nós temos dois grandes heróis lageanos: o tenente Antônio Inácio Oliveira Filho, que morreu no combate de Santa Vitória, e Serafim de Moura que foi para Laguna com cem homens.” Mario Arruda
 
Nem a chuva torrencial desta sexta-feira fez com que os tradicionalistas desistissem das atividades programadas para homenagear os heróis farroupilhas neste 20 de setembro. Por volta das 9h30min, 12 cavaleiros dos grupos Estilo Tropeiro e Candieiro Teimoso saíram da frente da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) levando a chama crioula e as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Lages à praça João Costa para a abertura oficial da Semana Farroupilha. “Se os nossos heróis enfrentaram o mau tempo e a guerra, nós não podemos adiar nossas homenagens por causa da chuva”, afirmou o tropeiro Claudio Farias, que portava a bandeira de Santa Catarina.
 
A comissão organizadora instalou um palco e uma tenda no calçadão da praça João Costa onde foi feita a abertura oficial com as presenças do vice-prefeito Toni Duarte, do secretário de Turismo, Flávio Agustini, do diretor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR), Juarez Mattos, do diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Lages, Felipe Xafranski, tradicionalistas, integrantes dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e organizadores.
Segundo Toni, este é o momento de reverenciar o que de bom existe na história do país, e Lages está inserida por também ser terra farrapa. “Queremos lembrar os dez anos de luta em busca da liberdade do povo brasileiro”, exclamou. Flávio Agustini ressaltou o esforço dos CTGs e da prefeitura na realização do evento. O tradicionalista Mario Arruda lembrou que Lages chegou a proclamar a República Lageana com aprovação da Câmara de Vereadores no dia 11 de março de 1839. “Nós temos dois grandes heróis lageanos farroupilhas: o tenente Antônio Inácio Oliveira Filho, que morreu no combate de Santa Vitória, e Serafim de Moura que foi para Laguna com cem homens. Lages tem esses heróis na sua história e nós precisamos valorizá-los”, comentou.

Homenagens

 
O tradicionalista Ledovino Ramos declamou uma poesia de Ubirajara Constante, “Retorno Bravo”, exaltando a persistência e o heroísmo dos bravos combatentes dessa guerra. Autoridades, tradicionalistas e integrantes de CTGs foram homenageados com troféus. Durante o dia todo, mesmo com a chuva, a programação reverenciando a cultura e a tradição gaúcha teve continuidade com a realização de concurso de paródias musicais, apresentações dos CTGs Barbicacho Colorado, Anita Garibaldi e Planalto Lageano, além de concurso de declamação de poesia, mostra de gaiteiros e festival de interpretação nativista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva