Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Prefeito mobiliza equipes para amenizar os efeitos das chuvas

Defesa Civil, Infraestrutura, Semasa, Meio Ambiente, Assistência Social e Habitação uniram-se em diferentes atuações para aliviar as consequências das precipitações do fim de semana à população 
As fortes chuvas voltaram a castigar a população lageana, repetindo o pesadelo dos alagamentos ocorridos em agosto. O prefeito Elizeu Mattos determinou a formação de uma grande equipe para atender os atingidos. Esta segunda-feira (23) vem sendo o primeiro dia, após a pausa entre sexta e domingo, para reorganização e continuidade do monitoramento por parte da Defesa Civil. O coordenador Adilson Panek diz que houve inundação de residências e pontos comerciais nos bairros ribeirinhos, como Caça e Tiro, Habitação, Várzea e Vila Nova, as áreas de risco mais sensíveis a enchentes.
Agora começa um período delicado, quando o rio Carahá represa, segue para o Caveiras e volta, aumentando seu nível. “Toda atenção continua voltada aos moradores desses espaços”, alerta, avisando às famílias orientadas e retiradas que não retornem enquanto a Defesa Civil não liberar, pois a previsão do tempo indica novas chuvas entre essa segunda e terça, com acúmulo entre 20 e 30 milímetros.
Cem famílias estão desalojadas, totalizando aproximadamente 400 pessoas. Dessas, cem encontram-se amparadas nos quatro abrigos disponibilizados: Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no Araucária; Centro Social do bairro Habitação; Associação de Moradores do Caça e Tiro, e na Associação do Guarujá. O restante está em casas de parentes e amigos. Segundo Panek, foram registrados deslizamentos de terra nos bairros Morro Grande e Santo Antonio, e no Loteamento Nadir.

Infraestrutura conserta danos
 
Na manhã desta segunda-feira (23), máquinas da Secretaria de Infraestrutura atuam no conserto de buracos surgidos nesse fim de semana com as chuvas torrenciais. “A equipe está operando na esquina das avenidas Castelo Branco e Brasil, no bairro São Cristóvão, onde o alagamento causou o entupimento da rede pluvial. Iremos acabar com um problema já antigo. Reivindicamos mais uma vez a colaboração da população sobre o descarte do lixo na rua. É um hábito que deve ser reprimido dia a dia para que não se chegue a esse ponto, e para que não construam junto a áreas perigosas sem antes consultar a Secretaria de Planejamento. Já no Centro, na rua Carlos Joffre do Amaral, no ponto da Cacimba, estamos consertando o calçamento, que rebaixou devido a erosões”, pontua o secretário Joel Netto Momm.
Outros pontos problemáticos com buracos no asfalto, citados pelo secretário, estão na rua Bruno Luersen, que corta bairros como o Vila Mariza e Jardim Panorâmico, na altura da rótula de acesso ao Penha; na rua Manoel Antunes Pessoa (Penha) e a avenida Presidente Vargas.
Muitos dos veículos de obras da secretaria estão envolvidos com a remediação dos impasses gerados durantes as chuvas. “Estamos auxiliando a Defesa Civil. Felizmente o impacto em muitos trechos da via na cidade foi amenizado porque anteriormente havia sido feito o cascalhamento. Se não fosse isso, hoje essas vias estariam intransitáveis. Com essa reviravolta no tempo, os buracos se multiplicaram”, argumenta, ao comentar que o monitoramento segue normalmente. “Estamos percorrendo a cidade e fazendo levantamento das áreas críticas”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva