Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Simpósio traz especialista em câncer de pulmão a Lages

 
O câncer de pulmão é um dos mais recorrentes no país segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em homens, é o segundo mais frequente na região Sul, sendo o terceiro no caso das mulheres. Tendo em vista a relevância do tema, a clínica Le Sante, de Lages, promove esta semana um simpósio para médicos da área com especialista no assunto.
O surgimento de novos casos a cada ano e os altos índices de mortalidade tem incentivado pesquisas capazes de aumentar a eficácia do tratamento. O médico oncologista Giuliano Santos Borges, membro do grupo de Jovens Oncologistas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) dedica-se há quase 10 anos ao estudo da doença no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. O especialista estará em Lages na próxima quinta-feira (26/09), às 19h30min, como palestrante do Simpósio Roche falando sobre o Câncer de Pulmão Não Pequenas células - Personalizando o tratamento.
“O câncer de pulmão não pequenas células é o tumor mais frequente que ocorre no pulmão”, diz o médico oncologista Giuliano Santos Borges. “Este tipo de tumor foi um dos que mais evoluiu no que diz respeito ao conhecimento médico de individualizar o tratamento com busca de novas medicações”. O que significa que, hoje, novas formas de tratamento estão apresentando resultados mais eficazes.

Perfil

Um trabalho realizado pelo serviço de oncologia em que o médico Giuliano Santos Borges atua, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), verificou que o câncer de pulmão surge principalmente em homens expostos ao cigarro e idade acima de 50 anos.
Conforme informações do INCA, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer do pulmão. Como muitos dos tumores de pulmão são vinculados ao hábito de fumar, a medida isolada mais importante para prevenir a doença é não fumar. “Claro que outras medidas podem influenciar também, mas a principal é não fumar”, orienta o médico oncologista. Por outro lado, é importante ressaltar que há tumores de pulmão que não tem relação com o cigarro e geralmente apresentam características e tratamentos diferentes.
O câncer de pulmão é geralmente detectado em estágios avançados, uma vez que a sintomatologia nos estágios iniciais da doença não é comum. “Estatisticamente, quanto menor o tumor, maior a chance de cura”, afirma Giuliano Santos Borges.
Os primeiros sintomas a surgirem nos pacientes acometidos pela doença são respiratórios, como tosse, sangue na secreção da tosse, mudança na característica da tosse, pneumonias de repetição e, em casos mais avançados, falta de ar. Emagrecimento, rouquidão e cansaço também podem ser sinais da doença.
Ao final do século XX, o câncer do pulmão tornou-se uma das principais causas de morte evitáveis.

Sobre Giuliano Santos Borges

Giuliano é médico oncologista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especializado em oncologia pelo Hospital Santa Casa de Porto Alegre em 2004. Atua como oncologista clínico na Clínica de Neoplasias Litoral em Itajaí/SC desde 2005 e é professor de clínica médica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) desde 2006. Iniciou na pesquisa clínica em 2004 como sub-investigador e passou a investigador principal a partir de 2007 no Centro de Novos Tratamentos Itajaí com participação em mais de 40 estudos na área até o momento. É membro do grupo de Jovens Oncologistas da SBOC desde 2010.

Serviço

Simpósio Roche: Câncer de Pulmão Não Pequenas células - Personalizando o tratamento
Dia: 26 de setembro
Hora: 19h30
Local: Le Santé Centro Avançado de Oncologia - Praça Joca Neves, 280, Centro - Lages – SC
Inscrição: Gratuita
Público-alvo: Médicos oncologistas, pneumologistas, cirurgiões torácicos e radiologistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva