Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dia de Campo proporciona opções aos produtores

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, foi parceira do evento que acontece a cada dois anos
 
Aproximadamente 125 pessoas, entre produtores de todo o Estado, professores e estudantes dos cursos de agronomia e veterinária, participaram do 3º Dia de Campo, sábado (5), na fazenda Rodeio, na Coxilha Rica. O evento mostrou o avanço de mais de 13 anos de estudos e pesquisas sobre o melhoramento de pastagem, focando num sistema de produção de menor custo. A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, foi parceira do evento que acontece a cada dois anos.
Para o engenheiro agrônomo e idealizador das pesquisas e do Dia de Campo, Flávio Krebs Ramos, o apoio da prefeitura foi de suma importância. “O esforço da equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca em melhorar e facilitar os acessos à fazenda, incluindo a colocação de placas indicativas, foi fundamental”, diz. Flávio destacou o sistema de produção de menor custo, objetivando levar ao produtor essa possibilidade. “Procurei focar na ideia de produzir pasto de qualidade e com baixo custo, utilizando os insumos de adubo, calcário e manejo correto da pastagem”, explica.
 
O engenheiro explica que, neste sistema, ao invés de investir cerca de R$ 1.500,00 na pastagem, são aplicados apenas R$ 87,00 por ano. “Uma diferença enorme que reflete diretamente no bolso do produtor. Esta é uma alternativa em todas as estações, sem contar o aumento significativo de produção de gado e da rentabilidade da propriedade”, declara.
Após o longo período de estudos, o objetivo é levar o conhecimento e experiência profissional adquirida para além das porteiras da fazenda Rodeio. “Queremos o desenvolvimento aos demais produtores interessados nesta forma de manejo de pasto e, transmitindo passo a passo todas as etapas deste trabalho, evidencia-se uma alternativa viável”, reitera Flávio.
A administração Elizeu Mattos e Toni Duarte prima em valorizar toda iniciativa que contribua para o desenvolvimento dos setores. “Temos como exemplo o Dia de Campo, que é mais uma oportunidade de o produtor adotar novas técnicas e aprimorar as já executadas, visando o bom andamento das pastagens e melhoria”, afirma Jackson Franco, que representou o secretário de Agricultura e Pesca, João Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva