Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Município apresenta projetos de reaproveitamento de água da chuva

“Apesar de termos o aquífero guarani e a certeza de água em abundância por um bom tempo, precisamos nos inserir em um contexto global de economia, pois água tratada traz custos altos para o município e para o bolso do consumidor.” Jorge Raineski
O iminente risco de falta d’água em algumas regiões do país traz à tona discussões acerca do problema e os órgãos públicos passam a ter ainda mais preocupações com relação à apresentação de soluções. Nesta terça-feira (17) os secretários de Planejamento, Jorge Raineski, do Meio Ambiente, Mushue Hampel, e de Águas e Saneamento (Semasa), Benjamin Schultz, participaram da sessão da Câmara Municipal apresentando propostas e projetos desenvolvidos pelo Executivo referentes ao reaproveitamento de água das chuvas e contenção de alagamentos e enchentes.
Com relação aos prédios públicos em construção, a Secretaria de Planejamento, de acordo com a adequação do Plano Diretor da cidade, cumpre determinações que vão desde a sustentabilidade até a consciência ambiental dos usuários. Cisternas que possibilitam o reaproveitamento das águas da chuva são implantadas, sempre com o cuidado de haver um filtro de impurezas que venham junto com o sistema pluvial.
É um investimento que será revertido em economia de água ao longo do tempo. “Os primeiros dez minutos de chuva não são ideais para serem reaproveitados, pois vêm sempre com sujeira do telhado, dejetos de passarinhos. Existe uma boia que faz com que essa água inicial seja descartada, o restante vai para um armazenamento que servirá posteriormente para limpeza, regar as plantas e até mesmo encher as piscinas”, explica o secretário.
Há outras formas de economia que serão incentivadas, como a reutilização da água da máquina de lavar roupa, que na maioria das vezes é descartada no ralo e poderia ser usada para a limpeza da casa ou no vaso sanitário. “Um dos maiores consumos de água é na lavagem de roupas e na descarga sanitária. Esse problema pode ser amenizado construindo um sistema de armazenamento e canalização da água da máquina de lavar, que poderá ser usada no vaso”, diz Raineski.

(Foto: Sandro Scheuermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva