Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Informativo Câmara

Demolição do antigo colégio Aristiliano Ramos


Há quase um ano, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que suprimiu a letra “d” do § 4º do artigo 200 da Lei Orgânica do Município de Lages. Com a aprovação da emenda supressiva que retirava a Escola de Educação Básica Aristiliano Ramos da lista de patrimônios históricos municipais não haveria mais impedimento para a demolição do mesmo.
Como ainda não foi tomada nenhuma medida sobre o caso, o vereador Luiz Marin (PP), encaminhou ao secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, o requerimento 095/2015, aprovado na sessão deliberativa de terça-feira (02), solicitando informações sobre o processo que proíbe a demolição da antiga escola. “Parece que a coisa não vai, está emperrada, a população nos indaga e quer saber. Temos que saber a quantos anda aquele pombal que está lá”.
Marião (PSB), defende a realização de um plebiscito para saber o que a população deseja fazer com o local. “Não podemos deixar que aquilo seja um centro de proliferação de pombos, ocasionando doenças à população”.
Juliano Polese (PP), acredita que a Câmara fez o seu papel quando retirou o nome do Aristiliano Ramos entre os de patrimônio histórico, mas o Governo do Estado está perdendo tempo. “Fica apenas nesta discussão que não sai do lugar. Ou que se derrube ou que se reforme para que seja utilizado pela população”.

Manutenção e modernização de semáforos em Lages é solicitada na Câmara


Depois de observar que grande parte dos semáforos em Lages encontram-se com defeitos, lâmpadas queimadas, desreguladas e não estão sincronizados, a vereadora Aida Hoffer (PSD), apresentou na Câmara, durante a sessão deliberativa de segunda-feira (08), a moção legislativa 186/2015, encaminhado ao prefeito interino, Toni Duarte.
No documento, a parlamentar destaca que grande número de acidentes são oriundos da falta de sinal luminoso ou de defeito nos mesmos.
Ela defende ainda que os equipamentos devem receber manutenção periódica, que a responsabilidade é do Município, mas que isto não está acontecendo.
Aida alega que é necessária a modernização dos semáforos, com a substituição dos equipamentos atuais classificados como grupos focais para a tecnologia led, que gera maior economia de energia e possui maior durabilidade. No mercado segundo a vereadora, existem vários modelos e temporizadores diferentes e que o molde dos semáforos deve ser unificado, para que haja boa fluidez no trânsito. “Não dá para a cidade de Lages continuar do jeito que está. O responsável da pasta tem que cuidar melhor da nossa cidade, para que se evitem acidentes. Tem recurso para isso, o dinheiro das multas, muito dinheiro recebido. É preciso esta modernização dos semáforos da cidade. Incorporar um único modelo de semáforo”.

Aplausos ao relatório final de PPA que relata oferta gratuita do curso de medicina na Udesc


Considerando importante o relatório final do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019 que aponta positivamente como prioridade a oferta gratuita do curso de medicina na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Lages, o vereador Marcius Machado (PR), encaminhou moção legislativa de aplausos ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Na moção 185/2015, aprovada na sessão deliberativa de terça-feira (09), o vereador destaca que, o curso de medicina irá fomentar a economia, em especial a oferta de ensino de qualidade, público e gratuito, de pesquisa e de extensão, bem como melhorará a prestação de serviços públicos na área da saúde em toda a região serrana.
De acordo com ele, a ampliação do Hospital Geral Tereza Ramos, poderá ser compartilhada com estudantes e professores.
Marcius destaca as inúmeras medidas de apoio ocorridas na Câmara, como a realização de uma sessão especial em 2013, com grande participação e apoio da população lageana. Ainda, de acordo com Marcius, foram enviados aos órgãos responsáveis inúmeros requerimentos de apoio a criação do curso de medicina.
Há também, o apoio unânime dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), materializado por um oficio assinado pelos 18 prefeitos, entregue em mão ao governador Raimundo Colombo.

Implantação de patrulha rural comunitária


Considerando, a ocorrência de muitos assaltos, furtos e roubos de gado nas localidades do interior do município e o pedido dos agricultores, que solicitam mais segurança em suas propriedades, onde constantemente têm sido vítimas da ação de meliantes que agem tranquilamente sem nenhuma proteção policial pondo em risco a segurança de todos, o vereador Prof. Domingos apresentou matéria na Câmara.
Prof. Domingos encaminhou a moção legislativa 193/2015, aprovada na sessão deliberativa de terça-feira (09) ao prefeito interino, Toni Duarte, ao secretário Municipal da Agricultura e Pesca, Moisés Savian e ao secretário Secretário de Segurança e Ordem Pública, Cel. Paulo Dellajustina.
De acordo com o vereador, as patrulhas rurais comunitárias estão sendo implantadas em vários municípios do Brasil, principalmente, no estado do Paraná, onde dezenas já foram implantadas, para atender exclusivamente os moradores das áreas rurais do estado.
Equipados com viaturas 4x4, preparadas para percorrer trechos sem asfalto e locais de difícil acesso, os policiais visitam as propriedades rurais onde se apresentam aos moradores deixando sempre o número do telefone celular para que sejam rapidamente acionados em casos de emergência. O projeto já está em pleno funcionamento nas áreas rurais do Paraná e em pouco tempo de atuação os policiais já conseguiram reduzir a praticamente zero o número de crimes cometidos na região. “É de extrema importância combater o crime não apenas no perímetro urbano, mas, sobretudo na calada dos lugares mais distantes, de difícil acesso. O homem e a mulher do campo não podem sofrer a insegurança de ser molestado por furtos, roubos e vários crimes. Isso acontece em várias localidades do município, como Cabo de Lança, Santa Terezinha do Salto, é necessário fazer ostensiva segurança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva