As bandeiras da República, do Império e do Contestado incorporaram o acervo do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza. Elas foram doadas pelo vice-prefeito Aldo Dolberth.
A bandeira do contestado tem forma retangular e é feita de pano branco com uma cruz de seda verde costurada na parte central superior. Era conduzida em forma de estandarte à frente dos combates ou abrindo as procissões diárias realizadas no “Quadro Santo” de cada reduto.
Os distintos grupos possuíram suas próprias bandeiras, de tamanhos variados, de confecção artesanal e tosca, sem proporções definidas, mas obedecendo sempre ao mesmo padrão, ou seja, de pano branco com a cruz verde no centro.
Com base nos dados e na interpretação sociológica do conflito, a explicação heráldica da bandeira do Contestado é a de que o branco significa o desejo de paz e de pureza d’alma exigida pela rígida moral religiosa e de costumes vigentes nos redutos, onde as virgens representavam papel primordial na organização cabocla. O verde significa a riqueza florestal, dominada pela araucária, que o caboclo do Contestado desejava preservar.
A cruz com o ápice e as pontas dos braços chanfrados em ângulo agudo é uma réplica das cruzes de madeira dos toscos cemitérios caboclos. Simboliza a sua profunda religiosidade cristã, o sofrimento de suas vidas miseráveis e a constante presença da morte em cada combate. Representa, ainda, por sua cor verde sobre fundo branco, a esperança de paz e de uma vida melhor, onde todos viveriam como irmãos.
Terminada a luta, tem-se a notícia de que restaram dois exemplares originais apreendidos pelas forças militares envolvidas no conflito. Um deles foi para o Museu Histórico da Bahia e o outro para Museu David Carneiro, em Curitiba/PR.
Com a incorporação da bandeira ao acervo do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza, o vereador João Reus de Camargo apresentou Projeto de Lei sugerindo a inclusão da Bandeira do Contestado como símbolo municipal.
Quem desejar doar bens ao acervo do Museu pode entrar em contato com representantes da Comissão Especial de Patrimônio Histórico, pelo telefone (49) 3241-2393.
Assessoria Imprensa/Prefeitura Curitibanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva