Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Rede municipal de ensino abre o processo de rematrículas

A partir desta terça-feira (3) até 10 de novembro está sendo realizado o processo de rematrícula para os alunos da rede municipal de ensino, tanto nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) quanto nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), garantindo que os alunos que já estudam nas unidades escolares do município permaneçam com suas vagas no ano letivo de 2016.
O período de 11 a 17 de novembro será de organização interna das escolas, que precisam montar as turmas para o próximo ano. Cada unidade fará um levantamento do número de alunos matriculados e quantas vagas estarão disponíveis. Depois desta etapa, a partir do dia 17 será lançado o número de novas vagas em cada escola. Os pais ou interessados devem ficar atentos para esta data e se dirigirem até as unidades, seja para o ensino fundamental ou para a educação infantil, para verificarem se há vagas. Somente no dia 18 de novembro, nas primeiras horas da manhã, serão realizadas as matrículas dos novos alunos.
Fila online na educação infantil: No caso da educação infantil o processo de matrículas aderiu critérios através de um ajuste junto ao Ministério Público. O intuito é evitar que os pais ou responsáveis muitas vezes passem a noite em filas na frente das escolas em busca de vagas. Todo o sistema será online e o processo poderá ser acompanhado pelos pais.
Primeiramente é feito o cadastramento de todas as crianças que estão na lista de espera e, assim que surge a vaga, a matrícula é realizada automaticamente. “Não existem mais as filas intermináveis na porta dos Ceims. Os pais apenas precisam acompanhar o andamento do processo nas secretarias de cada escola para verificar a colocação do seu filho no sistema, lembrando que os alunos passam de uma turma para outra”, explica a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Os pais que ainda não fizeram o cadastro precisam se dirigir até a unidade de sua preferência, podendo escolher até quatro Ceims próximos à sua residência, munidos de documentos. Acatando as orientações do Ministério Público, primeiro serão atendidas crianças em situação de risco, depois outros critérios, como pais que precisam trabalhar fora, famílias que residem no mesmo bairro da escola, mães que recebem Bolsa-Família e questões de vulnerabilidade social. “Esses critérios estão sendo respeitados para que de fato a rede municipal atenda as crianças que mais precisam, porque infelizmente não teremos vaga para todos”, diz Marimilia.

(Foto: Marcio Avila / Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva