Preocupados com o impacto dessa perda, cerca de 40 produtores reuniram-se com representantes do poder público municipal, na última terça-feira (27), para discutir medidas que reduzam os prejuízos para o agricultor e para o município, uma vez que o alho é o carro-chefe da economia local. Na tentativa de minimizar as perdas, nesta terça-feira (3), Prefeitura e Câmara de Vereadores farão uma moção para a Secretaria de Agricultura do Estado e para o deputado federal Valdir Colatto, solicitando ajuda. "Com as perdas de produção, muitos produtores não terão como pagar seus financiamentos e vamos tentar uma negociação. Já para o município, nossa preocupação é com a arrecadação, que deve ser afetada pela baixa produtividade do forte de nossa economia", afirmou o prefeito Osny Alberton.
Além da preocupação com a safra de alho, o prefeito explicou que já existe uma apreensão com as culturas de Verão, como o milho, que também podem ser comprometidas. "Já temos erosão de solo e a previsão é de mais chuva, por isso, tememos que outras safras também sejam afetadas", completou.
Segundo a engenheira agrônoma Adriana Francisco, da Epagri de Frei Rogério, os levantamentos oficiais apontam que, de 1 de setembro a 24 de outubro, foram registrados 618,40 milímetros de chuva no município, quando a média fica em torno de 160 milímetros. O excesso de chuvas desencadeou nas plantações de alho uma doença chamada bacteriose, de difícil controle e grandes danos, e, em função disso, de 50% a 70% da produção deve ser perdida. De acordo com a engenheira, o alho responde por 350 hectares plantados em Frei Rogério, com uma produção de 11 toneladas por hectare, sendo a principal atividade de renda nas propriedades.
Segundo ela, para evitar mais perdas, muitos produtores estão colhendo o alho verde, na tentativa de evitar que seja contaminado pela bacteriose. Com isso, a queda de produtividade deverá ser menor, no entanto, o alho poderá perder em preço. "Com esses problemas, o alho poderá ser vendido como industrial, perdendo muito de seu valor de mercado", adiantou.
Tatiana Ramos - AS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva