Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Agricultura e Pesca apoia Feira Orgânica do CAV

Moradores dos bairros vizinhos ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, foram a maioria dos consumidores dos produtos orgânicos vendidos na Feira Amigos da Terra que, nesta quarta-feira (24), esteve aberta das 8h às 12h. Organizada em parceria do CAV com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, acontece todas as quartas-feiras, junto ao estacionamento da Associação dos Servidores do CAV (Ascav). No período de férias dos universitários ela também entrou em recesso, reabrindo agora com a volta das aulas.
Uma variedade de hortifrutigranjeiros, entre outros alimentos, esteve à venda: farinha de trigo integral, geleias, suco de uva, maçã, laranja, couve-flor, salsinha, cebolinha, repolho, batatinha, tomate, melancia, couve, feijão de vagem, alface chuchu, pepino. A Feira Orgânica foi idealizada por estudantes e professores do curso de agronomia, constituindo-se em um dos três projetos desenvolvidos através do Programa Amigos da Terra. “Os outros dois são a Feira de Alimentação Consciente e o Troca de Sabores. São atividades de extensão universitária”, explica a bolsista Taine Okamoto.
Além dos universitários, participam da organização profissionais, a exemplo do engenheiro agrônomo Paulo Macedo. Encontram-se à venda produtos diferenciados, de agricultores certificados pela Ecovida. “Tudo que é vendido na feira tem a garantia de certificação feita pelos próprios agricultores que participam do Ecovida”, garante Paulo. Na feira desta quarta, a produção era de dois agricultores familiares dos municípios de Bocaina do Sul e Bom Retiro. Ao todo, seis produtores estão cadastrados para a comercialização.
O secretário de Agricultura, Moisés Savian, diz que os alimentos são livres de agrotóxicos, cultivados de acordo com a legislação brasileira sobre produção orgânica. Ele destaca que é uma boa oportunidade para agregar valor à produção agrícola, pois ocorre a venda direta. “Promover o consumo de alimentos saudáveis à população é algo que não tem preço. Iniciativas como essa sempre têm o apoio da Secretaria de Agricultura”, ressalta Moisés.

(Foto: Cao Ghiorzi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva