Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Lages prestes a ter um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

Apesar de ser uma ferramenta importante para as articulações e planejamento de ações e estar previsto na Lei Orgânica do Município, Lages ainda não conta com um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR). Mas isso vai mudar em breve. Um documento, conforme orientação do prefeito Elizeu Mattos, está sendo elaborado pela Secretaria de Agricultura e Pesca e deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores para ser aprovado até o dia 31 de março. Nesta sexta-feira (19), agentes de diversos órgãos e de secretarias municipais envolvidas na elaboração reuniram-se para discutir as demandas e alterações. O PMDR terá validade de dois anos. Após esse período passará por revisão.
Segundo o secretário de Agricultura, Moisés Savian, o documento é essencial para articular e potencializar ações de vários órgãos governamentais e não governamentais e ainda possibilitar o acompanhamento e controle social. Ao todo são 47 ações de dez órgãos e secretarias descritas no documento e que serão desempenhadas nos próximos meses. Algumas já estão em andamento e terão aperfeiçoamento. “Temos muitas demandas no interior que merecem atenção maior, como o desenvolvimento do turismo; aumentar a sensação de segurança de quem reside nas comunidades rurais; a manutenção e conservação das estradas que precisa ser constante e uma série de atividades”, aponta o secretário.
O Plano começou a ser elaborado em outubro do ano passado com a coleta de dados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisa de campo, cadastramento das estradas, levantamento do uso do solo (plantação de pinus, lavouras e florestas nativas) e outras iniciativas. Ao todo o município conta com 1.517 quilômetros de estradas rurais que serão mapeadas com o intuito de facilitar a criação de roteiros para o transporte escolar, por exemplo.
Moisés enfatiza ainda os resultados positivos de algumas medidas da atual administração municipal, como o aumento de 52% do crédito rural com aproximadamente R$ 60 milhões liberados nos últimos dois anos. E houve o incremento na economia rural neste período com um crescimento de 48%.

(Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva