Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Câmara de Vereadores presta homenagem à Paróquia do Rosário

As sete décadas de instalação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, completados neste mês de outubro, foram lembrados em sessão solene nesta terça-feira (9), na Câmara de Vereadores. A proposta da homenagem foi da legisladora Neusa Zangelini (PP).
A primeira capela ficava na Rua Correia Pinto. No ano de 1942 a casa paroquial foi construída no bairro Coral. Dez anos depois, os padres Redentoristas, vindos de São Paulo, assumiram os trabalhos e um ano mais tarde ela foi elevada a categoria de matriz. Em 1990, a edificação de madeira foi destruída por um incêndio e reconstruída em seguida pela comunidade.
Esses fatos históricos foram recordados durante a sessão. “A participação desta Paróquia acompanha o progresso econômico, cultural, religioso, social, uma caminhada que deixa marcas e que continua”, destaca o bispo emérito Dom Oneres Marchiori.
Em nome do bispo Dom Irineu Andreassa, ele agradeceu o trabalho dos padres redentoristas e, em especial, a todas as lideranças desta paróquia. “Agradeço às pessoas religiosas que passaram por lá e aquelas que ainda se mantém em compromisso com a comunidade e com Lages, por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária”.
A vereadora Neusa diz que essa foi uma homenagem singular, dada a importância da Paróquia do Rosário para a comunidade lageana. “A história da igreja se confunde com a do bairro. Uma história de luta, solidariedade, fraternidade e muita fé”, diz.
A estrutura social vigente nestes 70 anos mostra uma postura transparente de trabalho, dedicação, força, lealdade e fé. Para o padre Olímpio Rhoden, atual pároco da Igreja do Rosário, isso releva a força e sabedoria da comunidade. “Nossa geração sente-se honrada e lisonjeada. Quando aqui vimos, nos sentimos herdeiros desta grande geração”.
Ele ainda reforça que são celebrados os 70 anos de uma cultura que fomenta comportamentos novos, abertura nas tradições e diálogo com todas as crenças, fés e etnias.
O vereador Marcius Machado (PPS) presidiu a sessão. Ele agradeceu e parabenizou àqueles que fizeram e fazem a diferença na comunidade. “São os valores cristãos o mais importante para a sociedade. Não fosse a Igreja teríamos um mundo caótico”, ressaltou.

Taina Borges
Comunicação - Câmara de Vereadores de Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva