Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Evento de Ciência e Tecnologia devem reunir milhares de pessoas em Lages

Criatividade, estímulo à pesquisa científica e trabalho coletivo fazem a diferença.

   Noventa e três projetos científicos serão expostos e apresentados na VII Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica, de 17 a 19 de outubro, no Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages. A promoção é da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Gerência Regional de Educação (Gered) de Lages.
   A abertura será às 10 horas do dia 17 e a exposição dos trabalhos científicos, elaborados por estudantes de escolas públicas, até o dia 19. A estimativa é de um público recorde, já que a cada edição o evento vem aumentando a expectativa dos promotores.
   Durante a abertura haverá apresentação da Orquestra de Lata da Escola de Educação Básica Jorge Augusto Neves Vieira e do Grupo CTG do CAV, além do show de gaita ponto com Guilherme Garcia. Escolas de abrangência da Gerência Regional de Lages também farão apresentações artísticas nos intervalos durante os dias da feira.
   A feira envolve 384 participantes, entre eles alunos a partir do 6º ano e a avaliação dos projetos será feita por um grupo de 40 técnicos constituído por professores da Udesc e professores e funcionários da SED.
   De acordo com a coordenadora do evento, Sinara Luiza T. Maraslis, a principal característica da Feira de Ciencias e Tecnologia é ter dois momentos distintos simultaneamente. Um, onde alunos autônomos expõem seus projetos para outros estudantes e professores da educação basica, da educação superior, avaliadores e público em geral. E outro no qual os orientadores dos projetos e representantes das Gereds, além de terem períodos para visita à exposição, aproveitam para refletir sobre as aulas práticas em minicursos oferecidos pela Udesc nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática.
   Os professores ainda terão oportunidade de se atualizarem em conteúdos como captação de recursos, projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Iniciação Científica Júnior ou A arte de falar em público. O sistema para a inscrição nos minicursos está sendo elaborado e será liberado nesta quarta-feira (10). Os coordenadores das Feiras Regionais já repassaram as orientações necessárias.
   Feiras Regionais - Nos meses de agosto e setembro 30 Gereds e o Instituto Estadual de Educação realizaram grandes eventos científicos em suas regiões, e selecionaram os projetos destaques que irão compor o evento em Lages.
   Entre os projetos selecionados para a fase estadual está o da Escola de Ensino Médio Integral João XXIII, de Tubarão, intitulado “O Destino dos Resíduos Residenciais e a Influência na Água que Bebemos”. O projeto tem como objetivo geral reconhecer o destino do esgoto doméstico da comunidade escolar, assim como a qualidade da água que se consome.
   Foram cinco meses de pesquisa e, além do objetivo principal, buscou a inserção dos alunos na pesquisa científica. O projeto foi idealizado pelos professores de Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva