O advogado criminalista Arnaldo Fereira dos Santos, que há vários anos vem estudando e se especializando em como se prevenir de golpes, truques e fraudes de pessoas mal intencionadas que agem no comércio, proferiu palestra técnica ontem à noite (04/12) no auditório da CDL de Lages para um público formado por empresários(as) e colaboradores de empresas do comércio. “Prevenir, aqui como em tudo na vida, ainda é a melhor solução”, deixou claro. “Muitas vezes as pessoas são enganadas porque não tomam precauções e cuidados básicos. E estamos aqui para ajudá-los a estar melhor preparados neste assunto”, destacou.
Antes da palestra, o Diretor Executivo da CDL, Jhonathan Roberto da Silva, informou que infelizmente, há poucos dias, um golpista lesou mais de 20 diferentes estabelecimentos de Lages e região utilizando cheques e/ou cartões de crédito de terceiros. “Isso acontece. E muito. E se as pessoas tivessem tomado um cuidado básico que é consultar detalhadamente o SPC teriam evitado esses prejuízos”, argumentou.
Armando Ferreira dos Santos, que inclusive já deu entrevistas ao Jô Soares (Rede Globo) sobre o assunto, enfatizou que os golpistas conhecem muito bem do assunto. E se aproveitam dos descuidos, falta de conhecimento e ingenuidade das pessoas para aplicarem os golpes. “Na ânsia de querer vender, muitas vezes o comerciante não toma cuidado com o básico. É aí que os golpistas atacam”, explicou. Armando falou que infelizmente, com a disseminação da tecnologia, está muito fácil falsificar e/ou comprar documentos falsos como Identidade, CPF e até de conseguir cartões de crédito. “Quando morre alguém, por exemplo, demora-se muito para dar baixa nos registros da Receita Federal e do INSS”, por exemplo. “E os golpistas adoram se aproveitar de pessoas mortas para aplicarem seus golpes”, explicou.
Para comprovar o que diz e afirma em suas palestras, o próprio Armando apresentou à platéia um total de 125 carteiras de identidade falsas que mandou fazer com suas fotos (em muitas delas ele trocou de nome, idade, local de nascimento, etc). Apresentou ainda 18 CPFs diferentes, mais de 80 cartões de crédito (de todas as bandeiras), sem falar em carteira da Polícia Federal, carteira profissional de médico e de dentista e de Delegado de Polícia. Isso sem falar em inúmeras notas falsas de dinheiro (Real e Dólar). “As autoridades sabem que tenho tudo isso. E, no meu caso, me autorizaram porque utilizo apenas para fins didáticos. Mas fiz questão de conseguir isso tudo só para dizer o quanto é fácil hoje em dia obter um documento falso e/ou falsificar dinheiro”, relatou.
Na parte final da palestra, ele deu dicas valiosas de cuidados que se deve ter na análise e observação dos documentos, como identificar uma cédula de dinheiro falsa de uma verdadeira, bem como falou sobre alguns dos golpes mais utilizados e de como evitá-los. A iniciativa de trazer o especialista a Lages foi da CDL, que com isso quer ajudar seus associados a se prevenirem contra esse tipo de situações.
Assessoria de Imprensa da CDL de Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva