Melhorar a prestação dos serviços de urgência e emergência na Serra Catarinense. Esse foi o tema de uma reunião coordenada pela gerência de Saúde, nesta quarta-feira, 30, na SDR Lages. O encontro viabilizou um diálogo técnico entre todos os órgãos que compõem o comitê regional. Secretários municipais e representantes do Samu, Corpo de Bombeiros, polícias, hospitais e Autopista Planalto Sul debateram a operacionalização dos serviços, visando garantir qualidade nos atendimentos aos pacientes.
“Os casos de urgência e emergência exigem agilidade e rapidez, e o êxito do trabalho depende da sincronia entre os órgãos envolvidos. Cada um precisa fazer a sua parte de forma prática e objetiva”, destaca a gerente de Saúde, Beatriz Montemezzo, que apresentou o protocolo de atendimento que deve servir como base no dia a dia.
O documento contém as diretrizes que devem ser seguidas para que os serviços sejam executados dentro de um padrão satisfatório. Um dos pontos mais importantes está relacionado à remoção dos pacientes que apresentam quadros clínicos graves. Estes casos são de responsabilidade somente do Samu, que dispõe de estrutura adequada para tal. Os papéis das secretarias municipais e dos postos de saúde, a funcionalidade dos hospitais, e os boletins de ocorrência também entraram na pauta.
SDR Lages
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