Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ponte sobre o rio Guará: obra está quase pronta

Próximo passo é a colocação de 11 vigas transversais, que pesam em torno de quatro toneladas cadaOs trabalhos para a revitalização da ponte sobre o rio Guará, na localidade do Cajuru, em Coxilha Rica, estão em fase de acabamento. A etapa mais difícil foi concluída na tarde de segunda-feira (6), com a colocação das duas vigas laterais. Com uma equipe de mais de dez pessoas e a utilização de dois guindastes e uma carreta, as vigas, que pesam mais de 25 toneladas cada e tem extensão de 20 metros, foram colocadas com segurança.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Joel Netto Momm, esta foi a etapa mais importante da obra. “Trabalhamos com o princípio de valorizar a segurança dos trabalhadores; esta operação é considerada de risco. Calculamos todo o procedimento para que não houvesse imprevisto”, explica. Para evitar transtornos com o transporte, as vigas de 20 metros foram confeccionadas próximo à ponte, uma vez que seria inviável transportá-las até o rio Guará.
O próximo passo será a colocação de 11 vigas transversais, que pesam em torno de quatro toneladas cada. “Após mais esta etapa, haverá o preenchimento das bases da ponte, garantindo a resistência nas estruturas, para que possa comportar veículos de até 60 toneladas”, afirma. Joel disse que logo haverá o asfaltamento na extensão da ponte para então liberar o trânsito. “O transtorno com as obras é passageiro e a região toda será beneficiada. O trânsito de caminhões é intenso, são cerca de 100 veículos pesados que trafegam por aqui todos os dias”, reitera.

Próxima obra será a ponte de Passos dos Fernandes
Em torno de R$ 200 mil foram investidos na revitalização da ponte sobre o rio Guará, em Cajuru, na Coxilha Rica. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, João Pereira, a nova estrutura contribuirá com o desenvolvimento econômico e de produtividade. “Uma das grandes transformações que nos últimos anos vem acontecendo no interior do município é o avanço da cultura do pinus e das lavouras de grãos. Com a finalização desta obra, a segurança dos moradores e produtores da região da Coxilha Rica estará garantida”, relata.
Depois de encerradas as atividades, as equipes passarão a trabalhar na revitalização da ponte da localidade de Passo dos Fernandes, que liga Lages ao município de São José do Cerrito. “Os trâmites estão sendo encaminhados; será uma ponte de madeira, muito importante para o escoamento da produção”, afirma João Pereira.
Relembrando o caso sobre a ponte em Passos dos Fernandes: A Defesa Civil do município de Lages, com conhecimento da administração municipal de São José do Cerrito, interditou a passagem de veículos com peso total acima de dez toneladas sobre a ponte do rio Caveiras, na localidade de Passos dos Fernandes, em São José do Cerrito, ponto que faz a ligação entre Lages e o território cerritense. A decisão foi tomada no dia 25 de abril. O que motivou a restrição é o estado precário de conservação, constatado em vistoria técnica. Houve deterioração dos elementos estruturais de madeira, fazendo com que a mesma não apresente segurança.
Foto: Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva