Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

Tecnologia: OCR dá segurança e rapidez às barreiras de trânsito

“O aparelho processa as informações de imediato, em dois a cinco segundos, e ao detectar um veículo irregular aciona uma sirene. Isso ajuda a operacionalização da segunda barreira.” Paulo Dellajustina
Em Lages, veículos envolvidos em irregularidades como furto e roubo ou licenciamento atrasado, poderão ser automaticamente detectados em blitze das autoridades de trânsito. Isto porque já entrou em operação o aparelho Optical Character Recognition (OCR), que, traduzindo, significa Reconhecimento Óptico de Caracteres. O OCR faz a leitura das placas dos veículos e transmite as informações, por dispositivo infravermelho, diretamente para um notebook – este interligado ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).
Segundo informação do secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina, o aparelho fica instalado de três a cinco metros do ponto de afunilamento da barreira dos carros, para que seja feita a leitura das placas. “O OCR processa as informações de imediato, em dois a cinco segundos, e ao detectar um veículo irregular aciona uma sirene. Isso ajuda a operacionalização da segunda barreira, montada a cerca de 100 a 150 metros de distância. Assim, os carros sem problemas poderão passar sem que haja abordagem dos policiais e agentes de trânsito”, explica Dellajustina.
Ao fazer a leitura, o OCR acende uma luz vermelha para caso de furto e a luz amarela se o problema estiver relacionado a licenciamento vencido. O aparelho possibilita ainda a inserção manual de um banco de dados (Black List, ou, Lista Negra) com placas de carros que precisam ser monitorados. “O aparelho é ajustável de três a 20 metros, portanto, pode ser utilizado em uma plataforma fixa ou móvel. Por exemplo: em pontos estratégicos, como em cima de um poste”, explica. “Com toda essa eficácia, permite uma abordagem segura, deixando assim de parar o cidadão que mantém o seu veículo em dia com as obrigações de licenciamento”, conclui.

Flagrados já mais de dez carros irregulares

Na tarde desta sexta-feira (10), em uma blitz montada na avenida Dom Pedro II, em menos de 20 minutos dois veículos foram barrados, um deles com licenciamento vencido. Em duas operações anteriores, na semana passada, com a utilização do OCR, os agentes de autoridade de trânsito, vinculados à Diretoria de Trânsito (Diretran), com apoio da Polícia Militar, registraram 12 outros casos semelhantes, sendo dez em blitz também na Dom Pedro II e outros dois em barreira na avenida Santa Catarina.
Segundo Dellajustina, existem em Lages cerca de 20 mil carros em situação irregular, o que representa 25,61% da frota de veículos automotores. O treinamento dos agentes de trânsito já foi concluído em Lages e agora estão efetivamente atuando na fiscalização com a utilização do OCR, também conhecido como “radar inteligente”.
Fotos: Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva