Muito frio na Argentina |
A onda de frio que se desloca já atinge vários setores da província argentina de Mendoza. Muitos locais amanheceram hoje cobertos por neve. A acumulação de neve é expressiva em algumas localidades (10 centímetros ou mais) como em San Rafael e Penitentes. Nevou na Sierra de la Ventana, na província de Buenos Aires, onde os cumes ontem estavam completamente brancos (área pode ter forte nevada neste fim de semana).
O alerta sobre frio extremo no Cone Sul e no Brasil como poucas vezes se sentiu nos últimos anos. A advertência maior é para o período entre domingo e quinta-feira da próxima semana por conta de um terceiro pulso de ar gelado que nos alcançará neste fim de semana e que será muito mais forte que os dois primeiros. Não está descarta temperatura nos Aparados da Serra de -6ºC a -8ºC na primeira metade da semana, ocasionalmente menores em alguns pontos e marcas ao redor de 0ºC e/ou negativas em quase todo.
Os dias inteiros serão gelados com muito frio e máximas muito baixas até à tarde. Haverá estações em pontos mais altos do Sul do Brasil que devem ter máximas, repetimos máximas, abaixo de zero, informam meteorologistgas. Há um alto risco de geada negra pelo vento Minuano que soprará forte a intensamente no começo da semana e que pode trazer sensação térmica negativa e de até 15ºC abaixo de zero ou menos nos Campos de Cima da Serra.
É desaconselhável inclusive, acampar durante a próxima semana em áreas muito elevadas e a permanência nesses locais exigirá roupas especiais de natureza polar, tais como usadas em bases na Antártica e pelos militares no cume do Morro da Igreja, em Urubici.
Muito alto também o risco de hipotermia para população desabrigada de rua em todo o Sul do Brasil. Alerta-se ainda para o risco de formação de gelo na pista em rodovias do Planalto, Alto Uruguai, Serra Catarinense e Serra Gaúcha e dos Aparados, assim como nas partes mais elevadas de Santa Catarina e do Paraná.
OCORRÊNCIA DE NEVE
A neve, como sempre, segue sendo a questão mais tormentosa de previsão. Há uma grande probabilidade de nevar na província de Buenos Aires e no Uruguai neste domingo e no começo da semana com chance de acumulação, sobretudo na Argentina. No Sul do Brasil, a janela para a neve se abre no final do domingo e permaneceria até a quarta-feira.
Neste momento o cenário está longe de estar definido quanto à neve no Sul do Brasil, mas a probabilidade de nevar nas partes altas do Sul do Brasil é muito alta. A neve pode até atingir os três estados do Sul.
1) Possibilidade de um evento de neve mais amplo com registro do fenômeno em muitas áreas do Sul do Brasil.
2) chance de nevar em áreas de menor ou média altitude (nível do mar a 500 metros) do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
3) Queda de graupel ou chuva congelada (sleet) em muitos locais baixos ou ao nível do mar do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
4) Neve em locais pouco afeitos ao fenômeno como o Paraguai, o Oeste paranaense, Missiones na Argentina e quiçá até pontos altos do Sudoeste do Mato Grosso do Sul.
O fato é que estamos diante de significativo evento de ar frio e que pode gerar fenômenos em locais onde eles são de baixíssima recorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva