Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2013

Secretaria de Saúde credencia exame de cintilografia

Este é um método de diagnóstico por imagem através da Medicina Nuclear e consiste em um radiotraçador injetado no paciente; a análise é visual ou quantitativa
A Clínica de Medicina Nuclear Life foi credenciada na semana passada para realizar exames de cintilografia em Lages. Os 116 pacientes que aguardam na fila desde junho de 2011 serão encaminhados; ocorrerão em torno de 20 exames por mês, através da Secretaria de Saúde do município de Lages. O exame era feito no Hospital Regional de São José e dependia da demanda daquele município para liberar atendimento aos serranos. Para isso era necessário acionar os serviços de Tratamento Fora de Domicílio de Lages (TFD).
Após muitas reuniões com a Comissão Intergestores Bipartite (fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde – SUS), que reúne os 293 secretários municipais de saúde de Santa Catarina, a equipe de Lages e a Comissão Intergestores Regionais, que compreende os 18 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), conseguiram o credenciamento do exame para Lages.
A Clínica de Medicina Nuclear Life fornecerá o exame, que é de imagem, e pode diagnosticar possíveis doenças do miocárdio, entre outras. “Trabalhamos muito para trazer este serviço de exame; é mais uma meta cumprida desta administração. Agora Lages torna-se referência também nesta área na região”, explica a secretária de Saúde, Cristina Subtil.

O que é cintilografia

A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem através da Medicina Nuclear e consiste em um radiotraçador injetado no paciente, com análise visual ou quantitativa, através de cálculos da concentração e velocidade de movimento deste equipamento. São formadas imagens funcionais, em contraste com a radiologia geral, em que são formadas imagens anatômicas do paciente.
O radiotraçador é geralmente a união de um radioisótopo (sinal para formação da imagem) com um análogo de uma molécula fisiológica, ou seja, um traçador escolhido de acordo com o órgão e função a ser estudada. Pode ser usado para diagnosticar doenças nas áreas de oncologia, endocrinologia, traumatologia/ortopedia, nefrologia/urologia, gastroenterologia e avaliação da viabilidade miocárdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva