O objetivo é a capacitação de mulheres na confecção de artigos de patchwork e estimular o cooperativismo para a comercialização do material
Representantes da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. estiveram em Lages nesta semana para apresentar ao secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, o projeto Centro de Empreendedorismo Comunitário. Esta é uma ação social executada pela empresa catarinense de confecção de camisas Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, em parceria com a Eletrosul, prefeituras entre outras instituições.
Este projeto social consiste na formação de grupos de dez mulheres que serão capacitadas no curso de corte e costura e confecção de artigos de patchwork (retalhos), além de incentivá-las a comercializarem seus produtos de forma cooperativada. Elas se organizam e administram o próprio negócio em prol do grupo. A Dudalina faz a doação de retalhos (sobras de tecidos das camisas fabricadas pela empresa), capacita as participantes para a produção e garante ainda a compra de sacolas ecológicas produzidas pelas alunas ao preço de R$ 5,00 a unidade.
A Eletrosul é responsável pela mobilização, sensibilização, organização social, identificação de parceiros, assessoria em gestão administrativo-financeira e disponibilização de máquinas, equipamentos e utensílios para a realização do projeto. “Já as prefeituras disponibilizam o espaço físico adequado, definem o grupo de mulheres e indicam uma entidade assistencial devidamente constituída para emissão de notas fiscais para compra dos materiais. As mulheres serão capacitadas para trabalharem em sistema de cooperativa”, explica a coordenadora do projeto e de assessoria de Responsabilidade Social da Eletrosul, Kátia Regina Santos Siqueira.
A ação está sendo desenvolvida na cidade gaúcha de Santa Vitória do Palmar, em Rio dos Cedros (SC) e em breve em Lages, São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Biguaçu (SC), Chuí e Nova Santa Rita (RS). “Seremos parceiros, pois teremos o desenvolvimento local de comunidades, educando para empreender, gerando renda às mulheres. Estamos nos adequando as determinações para que em breve possamos divulgar o início dos trabalhos”, garante o secretário Amarildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva